Goiânia entra na fase final de preparação para o Circuito Folia Goiás 2026, que será realizado no sábado (7). Para garantir segurança aos foliões e manter a fluidez do tráfego, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito elaborou um plano estratégico de mobilidade, com interdições programadas, desvios sinalizados e apoio das forças de segurança.
A Avenida 85 será o principal ponto de concentração dos blocos, com trajetos que partem dos setores Bueno, Marista e Sul. Os deslocamentos ocorrerão por vias como as avenidas T-9, T-3, T-2, T-4, T-12, T-11, 136 e 85, além das ruas 146, 137, 132 e 89.
Segundo o gerente de fiscalização da Secretaria de Engenharia de Trânsito, Eduardo Mariano, as intervenções foram definidas de forma estratégica. “Tudo foi planejado para garantir a segurança dos foliões e a fluidez do trânsito nas regiões impactadas pelo evento. Teremos agentes em pontos estratégicos para orientar os motoristas sobre os desvios e rotas alternativas. Pedimos a compreensão da população para que respeite a sinalização e evite transtornos”, afirmou.
INTERVENÇÕES NO TRÂNSITO
– Fechamento da Avenida 85, entre a Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu e a Avenida T-11, nos dois sentidos, a partir das 20h de quinta-feira (5), para montagem do palco;
– Reabertura temporária da via às 5h30 de sexta-feira (6), com nova interdição a partir das 20h do mesmo dia, para montagem do palco e posicionamento do trio elétrico;
– Na sexta-feira (6), interdição da conversão da Avenida 85 com a Avenida Coronel Joaquim Bastos, onde ficará estacionado o trio elétrico do evento, com bloqueio mantido até as 8h de domingo (8);
– No sábado (7), fechamento da Avenida 85 a partir das 11h, para a chegada dos foliões e realização da programação;
– A trincheira da Avenida T-63 com a Avenida 85 poderá ser fechada conforme a necessidade de fluidez, mantendo as alças laterais liberadas para o tráfego.
Durante todo o período, agentes de trânsito estarão mobilizados para orientar motoristas, pedestres e ciclistas. Desvios e rotas alternativas serão devidamente sinalizados.
ROTAS ALTERNATIVAS
No sentido Centro–Setor Bueno, o tráfego da Avenida 85 será desviado para a Avenida T-10, com opção de conversão à esquerda na T-37 e, em seguida, acesso à T-60 para retorno à 85.
As vias Alameda Edmundo Pinheiro de Abreu, Avenida Couto Magalhães, Alameda Coronel Eugênio Jardim e Rua T-36 são alternativas para quem segue em direção ao Centro da capital.
SET