Daniel Vilela entrega 100 casas a custo zero em Cristianópolis

Entrega soma investimento estadual de R$ 18 milhões no município e garante moradia definitiva a famílias em situação de vulnerabilidade

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, entregou nesta segunda-feira (2) 100 moradias do programa Pra Ter Onde Morar – Casas a Custo Zero no município de Cristianópolis. Na ocasião, ele representou o governador Ronaldo Caiado e destacou o compromisso do Estado com a política habitacional voltada a famílias em situação de vulnerabilidade social. A obra integra as ações do Goiás Social e recebeu investimento estadual de R$ 18 milhões.

Segundo Daniel Vilela, a meta do governo é ampliar o alcance do programa em todo o estado. “Nosso objetivo é chegar ao fim deste ano com mais de 10 mil moradias entregues em Goiás. É uma política que promove dignidade para famílias que precisam de segurança e estabilidade. Muitas dessas pessoas já não viam a possibilidade de ter uma casa própria, e agora passam a ter um lar sem qualquer contrapartida financeira”, afirmou.

O vice-governador também ressaltou a qualidade das unidades habitacionais entregues. De acordo com ele, além da estrutura física, o programa representa a construção de novas perspectivas para as famílias beneficiadas, ao oferecer um ambiente seguro para viver e criar os filhos.

O presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Alexandre Baldy, destacou o caráter social do programa. Segundo ele, o Casas a Custo Zero garante acesso à moradia sem cobrança de parcelas ou boletos. “Desde 2019, o Estado tem priorizado a habitação social. Com esse programa, as famílias realizam o sonho da casa própria sem custos”, afirmou.

As unidades foram construídas no Residencial Iris Rezende. Os lotes foram doados pela prefeitura de Cristianópolis, que também executou a infraestrutura urbana necessária para a implantação do empreendimento. A prefeita Juliana da Farmácia afirmou que a entrega marca um novo momento para o município, ao atender famílias que não tinham condições de adquirir um imóvel.

Para participar do programa Pra Ter Onde Morar – Casas a Custo Zero, é necessário ter Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ativo, renda familiar de até um salário mínimo, não possuir imóvel e atender ao tempo mínimo de residência no município, conforme edital local. A seleção prioriza famílias em maior situação de vulnerabilidade, como aquelas com crianças, idosos ou pessoas com deficiência.

Benedito Braga