O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu alerta para a formação de um corredor de umidade associado ao avanço de uma frente fria pelo Sudeste do país. A combinação favorece a ocorrência de pancadas de chuva intensas, acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem ultrapassar 50 km/h em diversas regiões do estado.
De acordo com o boletim meteorológico, há risco potencial de tempestades em 91 municípios goianos, com volumes de chuva estimados entre 20 e 40 milímetros por hora, podendo superar 50 milímetros nas próximas horas.
O cenário eleva a possibilidade de alagamentos, queda de árvores e danos em estruturas urbanas e rurais. Também aumenta o risco de interrupções no fornecimento de energia elétrica, especialmente em razão da queda de galhos, árvores ou objetos sobre a rede.
A Equatorial Goiás informou que o Centro de Operações Integradas monitora as condições climáticas de forma contínua e mantém equipes técnicas em prontidão em todas as regionais do estado para atendimento rápido às ocorrências.
ORIENTAÇÕES
A distribuidora orienta que, ao identificar postes caídos, cabos rompidos, fios energizados no solo ou qualquer dano à rede elétrica, a população deve manter distância e evitar contato com áreas alagadas ou objetos metálicos próximos à rede.
A recomendação é acionar imediatamente a concessionária pelos canais oficiais de atendimento. O registro das ocorrências permite identificar as áreas mais impactadas e priorizar as ações de restabelecimento do serviço.
Os canais disponíveis incluem o atendimento virtual Clara, pelo WhatsApp (62) 3243-2020; o call center 0800 062 0196; o aplicativo Equatorial Energia; a Agência Virtual no site oficial da distribuidora; e o envio de SMS com a mensagem “Faltadeenergia” seguida do número da Unidade Consumidora para o número 27949.
A Equatorial Goiás integra o Grupo Equatorial, responsável pela distribuição de energia elétrica em sete estados brasileiros e atendimento a mais de 56 milhões de pessoas. Em Goiás, a concessionária atende cerca de 3,5 milhões de unidades consumidoras em 237 municípios, abrangendo 98,7% do território estadual.
Reprodução