Política

2021 foi um ano produtivo para o Legislativo goiano na opinão da líder do PSDB, deputada Lêda Borges

Publicado

em


Embora desafiador em razão da pandemia de covid-19, 2021 foi um ano produtivo na Assembleia Legislativa de Goiás com relação às questões políticas e administrativas, de acordo com parlamentares. Durante todo o período, encontros e sessões foram mantidos no formato híbrido, on-line e presencial. Desse modo, os trabalhos em prol da população goiana prevaleceram na Casa de Leis com discussões, apreciações, deliberações e aprovações de importantes matérias assinadas por deputados e oriundas do Poder Executivo.

Líder do PSDB no Parlamento goiano, a deputada Lêda Borges avaliou o período como desafiador, porém positivo, graças ao comprometimento dos membros da Casa. “O ano de 2021, assim como o de 2020, foi muito difícil por conta da pandemia de covid-19. Apesar das dificuldades, a Alego fez uma boa atuação. As sessões foram todas realizadas, seja na modalidade virtual, seja na modalidade híbrida. Se não estou enganada, nenhuma sessão foi encerrada por falta de quórum, o que indica o comprometimento e adaptação dos deputados frente à nova realidade”, afirmou. 

“Realizamos sessões plenárias, extraordinárias, comissões, audiências públicas e até mesmo sessões especiais. Tivemos trabalhos e discussões árduas, como a questão da redistribuição do ICMS relacionado a recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) aos 246 municípios goianos, questões referentes ao socioeducativo, programas sociais, entre outras proposituras importantes ao povo goiano. Foi um período produtivo”, pontuou a deputada.

Progresso

De acordo com Lêda Borges, 2021 foi um período conturbado também com relação a política brasileira. Entretanto, afirma que a Assembleia Legislativa de Goiás fez a diferença com relação à transparência e outros quesitos. Para a deputada, “a atuação séria dos parlamentares” tem modificado a forma como a sociedade vê o Legislativo. “Houve um desgaste muito grande em relação à política nacional, que acaba refletindo na política estadual. Mas ter uma Casa com expressivas votações, quórum para deliberar matérias e debates de temas importantes modificam essa visão desgastada. A população vê um trabalho sério, de compromisso, o que faz com que a Alego e os trabalhos avancem de maneira consistente, com segurança jurídica”, disse.

Além disso, a deputada destacou outros avanços no Parlamento goiano, como o resgate de sua autonomia política e financeira em relação ao Poder Executivo, por meio da atuação democrática da 19ª Legislatura, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSB). “A Assembleia tem um presidente muito firme, que prega independência política e financeira em relação ao Poder Executivo. Desde que assumiu o cargo, o deputado Lissauer Vieira tem uma atuação muito democrática, sempre com base no diálogo. O Poder Executivo tem sua autonomia, mas não pode interferir nas ações do Legislativo”, enfatizou. 

READ  Comissão de Serviços e Obras Públicas se reúne nesta 4ª-feira, às 14h30, em sessão híbrida comandada por Antônio Gomide

Outro ponto positivo avaliado pela peessedebista é voltado para as melhorias com relação à convivência e ao diálogo político entre as bancadas governista e de oposição. “Acredito que houve um progresso na convivência e no diálogo político entre a base governista e a oposição. No começo do mandato tivemos grandes embates, mas que foram superados. Hoje, as discussões são baseadas no respeito e no diálogo. Tudo é evolução e na Alego não é diferente. Ainda temos nossas divergências políticas, mas sempre com base no respeito”, ponderou Lêda Borges.

“Nós, deputados, principalmente da oposição, temos opinião própria e votamos com convicção. Sou uma oposição responsável e não radical. Quando há propostas boas por parte do atual Governo, voto favorável. Quando a situação é ao contrário e entendo que um projeto não será bom para a população, voto contra. Esse é um ponto crucial de independência e autonomia da Alego. Outro ponto chave é o orçamento impositivo, que, até 2019, não era pago pelo Executivo. Então, podemos afirmar que a Assembleia Legislativa avançou muito e ainda avança no sentido de ter sua autonomia política e financeira”, acrescentou a parlamentar. 

Perspectivas para 2022

O ano de 2022 será marcado pelas eleições estaduais, onde a maioria dos deputados da Assembleia Legislativa de Goiás irá buscar a reeleição. A modalidade de trabalhos híbridos, implantada após a chegada da pandemia, poderá, de acordo com a deputada Lêda Borges, contribuir também para a excelência na continuidade dos trabalhos legislativos durante o período eleitoral. Dessa forma, ela afirma ser possível compatibilizar o trabalho em Plenário com as visitas ao interior do estado de Goiás.

“Nos meses em que a pandemia foi mais cruel em nosso Estado, o Legislativo precisou se adaptar ao sistema híbrido, que é um sistema que veio para ficar e que permite a nós, deputados, participar normalmente dos trabalhos, mesmo sem estarmos presentes fisicamente. Desse modo, penso que é possível realizarmos visitas ao mesmo tempo em que participamos das sessões, comissões, discutindo e votando matérias de interesse da população. Tenho certeza de que os trabalhos não serão prejudicados, já que a inovação da internet nos permite esse trabalho virtual”, pontuou a parlamentar.

READ  Impactos de taxação do setor mineral preocupam o deputado Paulo Trabalho

Outro ponto desafiador, agravado com a pandemia, de acordo com Lêda Borges é com relação ao cenário de crise econômica. A legisladora afirma se tratar de algo que influencia em todas as áreas, inclusive na política. No entanto, salienta que a sociedade sabe reconhecer quem está do seu lado. “Quem tem trabalho, tem tudo. E nós temos atuação e trabalho para apresentar para o povo goiano”, frisou Lêda Borges. “As pessoas reconhecem aqueles que promovem o desmonte e aqueles que trabalham em prol da população”, acrescentou a deputada.

Lêda Borges acredita, ainda, que a mudança da Casa de Leis para a nova sede, ao lado do Paço Municipal de Goiânia, irá contribuir para melhorias com relação ao desempenho das atividades parlamentares. “Tivemos dois anos difíceis por conta da pandemia e essa nova sede vai trazer um ar de esperança. Essa mudança vai levantar os ânimos e dar mais empenho para continuarmos atuando em prol da população. É um local lindo, grande e arejado. Um ambiente que dará mais conforto aos deputados, aos servidores, lideranças políticas, autoridades, imprensa e também à população que desejar fazer uma visita”.

A líder do PSDB no Legislativo goiano ressaltou, ainda, que seu partido continuará atuando como uma oposição responsável em 2022, em prol da sociedade. “Nós defendemos o interesse do povo goiano e votamos contra tudo aquilo que não é benéfico à população. Para o ano que vem, manteremos atuação semelhante. Teremos muita discussão produtiva e continuaremos na luta na defesa do povo, em especial dos mais vulneráveis”, pontuou a parlamentar.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA