Política

A criação de uma Política de Transporte sobre Trilhos em Goiás é objeto de projeto do deputado estadual Amilton Filho

Publicado

em


O deputado Amilton Filho (Solidariedade) é autor do projeto nº 5683/20, que propõe a criação da Política de Transporte sobre Trilhos em Goiás. O objetivo é contribuir para o acesso universal à cidade, o fomento e a concretização das condições que contribuam para a efetivação dos princípios, objetivos e diretrizes da política de desenvolvimento urbano, por meio do planejamento e da gestão democrática do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana.

O parlamentar afirma que não existe solução em mobilidade urbana para médios e grandes centros que não passe pelo transporte de massa, que é o caso do transporte sobre trilhos. ‘‘Somente os modos sobre trilhos têm a capacidade de dar vazão aos grandes fluxos de passageiros, estruturando os principais corredores de transporte e imprimindo a eles a rapidez, segurança e regularidade necessárias aos deslocamentos diários’’, diz. 

Filho afirma, ainda, que a utilização de trens, metrôs e VLTs contribui para amenizar os congestionamentos, para reduzir o número de acidentes de trânsito e os custos com internações hospitalares. ‘‘Investir em transporte sobre trilhos é investir no meio ambiente, já que se reduz o uso de combustíveis fósseis, a poluição atmosférica e a poluição sonora. Investir em trilhos é investir no cidadão, uma vez que, ao disponibilizar um sistema de transporte seguro, rápido e eficiente, cada um de seus usuários dispõe de mais tempo para lazer, estudo ou família. Investir em trilhos é aumentar o PIB [Produto Interno Bruto] brasileiro, pois o tempo perdido na ineficiência da mobilidade poderia movimentar a economia do País’’, ressalta.

READ  Início das Atividades

A proposta foi apresentada em Plenário no final de dezembro, às vésperas do encerramento das atividades plenárias de 2020. Assim sendo, a matéria iniciará sua tramitação nas comissões técnicas tão logo as atividades sejam retomadas, em 15 de fevereiro. 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA