Geral

Ação esclarece moradores da Vila Planalto sobre coleta seletiva

Publicado

em


Durante toda a manhã desta sexta-feira (22) foi feita uma mobilização com os moradores da Vila Planalto para conscientizar a comunidade sobre a importância da coleta seletiva do lixo. A ação começou na UBS da Vila Planalto, percorreu a Praça Nelson Corso, seguiu para a Praça Zé Ramalho, fez uma parada no Clube de Vizinhança, seguiu para o Acampamento Tamboril e finalizou na praça da Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompeia.

“A ideia é essa, fazer barulho, movimentar a comunidade. Toda essa galera está aqui, junta, para passar informação sobre a coleta seletiva e contribuir com o meio ambiente”Efigênia Lustosa, coordenadora de mobilização do SLU

Ao longo do percurso, os servidores do SLU conversaram com moradores e explicaram sobre o correto acondicionamento dos resíduos, a importância da separação dos materiais e também distribuíram panfletos com informações sobre os serviços do SLU tais como a instalação de papa-lixo, papa-entulho, papa-reciclável e lixeiras.

“A separação seletiva e o condicionamento adequado do lixo, além do cuidado com as lixeiras e como posicioná-las, são importantes para ajudar a manter a cidade limpa, organizada, bonita e protegida. Cada um precisa fazer a sua parte”, afirma Victor Chaves, gerente de Gestão de Território da Administração Regional do Plano Piloto.

READ  Blitz da Prefeitura de Goiânia divulga informações sobre violência contra mulher e canais de denúncia, na próxima terça-feira (15/03)

Para a coordenadora de Mobilização do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Efigênia Lustosa, a recompensa de todo o esforço da campanha é contribuir para a prática de se separar o lixo reciclável do orgânico. “A ideia é essa mesmo, fazer barulho, movimentar a comunidade. Toda essa galera está aqui, junta, para passar informação sobre a coleta seletiva e contribuir com o meio ambiente.”

A mobilização percorreu várias ruas da Vila Planalto, contatando moradores de porta em porta | Emanuelle Sena/Ascom RAPP

Já a diretora do Centro de Ensino Fundamental 1 (CEF 1), Nilce Pereira, acredita que a importância da ação é fazer com que as pessoas aprendam, “porque muitas pessoas são das ‘antigas’, colocam o lixo em um saquinho”. “Hoje, precisamos aprender a selecionar, porque senão o futuro das nossas crianças estará comprometido.”

A moradora Lucimar Pereira recebeu o folheto dos mobilizadores do SLU e falou do desejo de propagar a ideia. “Estou pegando esse folheto justamente para passar para minha comunidade, para eles verem e saberem direitinho a respeito do dia certo, os dias de pôr o lixo”, disse.

Engajada em ações comunitárias, Jaira Leite, residente no Acampamento Tamboril, promove campanhas de plantio de árvores e também de conscientização sobre coleta seletiva. Ela destacou a importância da mobilização para a comunidade da Vila Planalto.

READ  Namorado de Viih Tube sobre amizade dela com Juliette: "Muita pressão nela"

“A gente vem há muitos anos procurando conscientizar, mas é um trabalho de formiguinha mesmo separar o lixo, pôr os recicláveis no dia certo, porque o SLU já deixou panfleto com os dias certinhos. Pelo menos no nosso acampamento, a gente fez essa divulgação, esse apelo, as pessoas têm se conscientizado e estamos conseguindo. Mas com esse apoio da administração, SLU e governo junto com empresas privadas vai ser bem melhor”, afirmou.

Na Vila Planalto, o SLU faz a coleta de materiais secos às terças, quintas e sábados o dia todo. A coleta convencional é feita às segundas, quartas e sextas. No site slu.df.gov.br você encontra mais informações sobre resíduos e contêineres. No aplicativo SLU Coleta DF você pode consultar informações sobre os dias e horários da coleta.

*Com informações da Administração Regional do Plano Piloto

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA