Tocantins

Ações de preservação com restrições devido à pandemia são debatidas pelo Conselho Consultivo do Jalapão

Publicado

em


Ações de preservação com restrições devido à pandemia são debatidas pelo Conselho Consultivo do Jalapão

12/04/2021 – Wanja Nóbrega/Governo do Tocantins

O Conselho Consultivo do Parque Estadual do Jalapão e o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Jalapão realizaram na tarde dessa sexta-feira, 9, a primeira reunião ordinária de 2021, pela plataforma Meet. A principal pauta da reunião foi a avaliação dos planos de ação elaborados pelos dois conselhos, ainda em 2019, e que deveriam ser colocados em prática ao longo de 2020 e 2021, nas duas unidades de conservação. Entretanto, grande parte das ações não puderem ser implementadas por causa de restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19.

A reunião foi aberta pelo presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme, gestor das duas unidades de conservação. Ele parabenizou a iniciativa dos conselheiros de se reunirem, mesmo de forma virtual, para avaliar a ações que são imprescindíveis tanto para o Parque quanto para a Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão.

“Muito bom ver uma equipe multidisciplinar e competente reunida em torno de um objetivo comum, que é garantir a preservação da região do Jalapão e da vida dos comunitários locais, afinal os conselhos são espaços onde construímos melhores formas de gestão participativa e integrada.”, enfatizou o presidente.

O supervisor do Parque Estadual do Jalapão, Reinaldo Tavares, classificou o encontro como positivo, uma vez que foi uma oportunidade para expor as dificuldades e fragilidades vividas neste momento atípico. “Nossos conselhos estão muito bem representados, com participantes de vários segmentos, cada um com suas expertises e por isso nos ajudam a encontrar soluções para todas as demandas que são de nossa competência”, reforçou.

Reinaldo Tavares destacou também que as discussões foram focadas nos temas mais relevantes para a gestão, tanto do Parque quanto da APA. “Elaboramos um plano de ação arrojado e que deveria estar em plena execução, mas a maioria das ações precisaram ser canceladas, adiadas ou adaptadas por causa da pandemia”, explicou o supervisor, reforçando que por isso está sendo necessário redimensionar os trabalhos, porque o meio ambiente e as comunidades que vivem na região não podem esperar.

Rejane Nunes, supervisora da APA do Jalapão, revelou que a palavra de ordem durante esse período está sendo reinventar. “Precisamos nos reinventar desde o início da pandemia para que as ações continuassem sendo realizadas; reinventar nossa maneira de trabalhar; reinventar nossa maneira de nos comunicar, de nos reunir; e reinventar ações para a subsistência das comunidades locais, que tiveram sua renda reduzida”, explicou a supervisora.

A supervisora afirmou também que o objetivo da reunião, foi alcançado. “Conseguimos favorecer a participação da sociedade civil; discutimos assuntos importantes da gestão das unidades de conservação com alguns encaminhamentos; tivemos oportunidade de socializar como as instituições e comunidades que estão trabalhando em tempos pandêmicos”, resumiu.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues, declarou que a reunião se traduziu em um momento importante na gestão das unidades de conservação, porque todo o esforço do órgão ambiental tem sido empregado no sentido de dar continuidade às ações, mesmo em meio à pandemia.

“Estamos nos movendo com os recursos que temos disponíveis, que são os meios virtuais, para tentar levar à sociedade as ações que estão sendo desenvolvidas e mostrar que não estamos parados, mesmo que tenhamos que reduzir o ritmo das atividades”, enfatizou o diretor.

Rodrigues reforçou que as equipes continuam trabalhando em algumas frentes e que a reunião dos conselhos foi importante para que as ações que estão em execução fossem expostas, já que houve uma redução na interação com as comunidades.

“Com a participação efetiva dos conselheiros, conseguimos mais uma vez dialogar sobre as questões críticas envolvendo a APA, apresentando nosso plano de ação e recebendo sugestões de como poderemos melhorar essas ações, mesmo com as restrições que temos”, completou o diretor.

Cerca de 40 pessoas participaram da reunião. Além dos conselheiros, reunião contou também com o secretário estadual da Agricultura, Jaime Café, e de representantes de entidades de pesquisa, universidades e de várias entidades de classe, como o Conselho Regional de Biologia. Representantes das comunidades tradicionais e da gestão municipal de Mateiros também marcaram presença.

Edição: Thâmara Cruvinel 

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Avaliação periódica dos servidores do Executivo prossegue até 30 de abril
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA