Nacional

Acompanhe os principais eventos do 7 de setembro na EBC

Publicado

em


Para celebrar uma das datas mais patrióticas do ano, a TV Brasil, a Rádio Nacional, a Agência Brasil, a Radioagência Nacional, a Rádio Mec, a Rede Nacional de Rádio e as redes sociais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) apresentam conteúdos especiais para a cobertura do 7 de setembro e da Semana da Pátria, que começa no dia 5 e se estende até o dia 10 de setembro.

Domingo, na TV Brasil, começa a programação com a exibição do programa Brasil em Pauta (19h30). A edição da Semana da Pátria recebe o ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Augusto Heleno, para conversar sobre o que o Dia da Independência representa para os brasileiros, da proclamação em 1822 aos dias atuais.

Também no canal, dos dias 6 a 10 de setembro, os telejornais nacionais Repórter Brasil Tarde (12h15) e Repórter Brasil (19h) trazem, na Semana da Pátria, uma sequência de reportagens comemorativas dos 199 anos de Independência.

E no dia 7 de setembro, entre no clima verde e amarelo, logo cedo, a partir de 7h30, com o Repórter Nacional, da Rádio Nacional – exibido também na TV Brasil, no aplicativo Rádios EBC e no Youtube.

Em seguida, acompanhe o programa especial, das 8h às 11h, na TV Brasil, para marcar a data. Ao lado dos apresentadores Renata Corsini e Paulo Leite, o historiador e presidente da Biblioteca Nacional, Rafael Nogueira, convidado do programa, comenta o fato histórico e compartilha curiosidades sobre a data.

Ainda dentro do programa, a partir das 9h, os telespectadores e internautas acompanham ao vivo a cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional, no Palácio da Alvorada, com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e autoridades. O grande final da transmissão será com a tradicional apresentação da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), com câmeras exclusivas instaladas nas aeronaves para você voar alto com a TV Brasil. A equipe de repórteres da emissora narra os acontecimentos diretamente do local do evento, ao lado do público.

READ  RioFilme incentivará presença do cinema carioca em eventos no exterior

Nos dias 6, 8, 9 e 10 de setembro, A Voz do Brasil veicula conteúdo especial a partir das 19h.

A Agência Brasil faz a cobertura dos fatos nas ruas e divulga a programação nas principais capitais para o dia. Além de recordar, em uma linha do tempo com fotos, as comemorações da Independência ao longo dos anos, o portal de notícias traz a história da pintura Independência ou Morte, do artista brasileiro Pedro Américo. A Agência Brasil também destaca espaços históricos de São Paulo que remetem ao 7 de setembro.

A Rádio Nacional da Amazônia, a Nacional Alto Solimões e a Nacional do Rio de Janeiro entram em rede com a Rádio Nacional de Brasília e retransmitem trechos da cobertura da TV Brasil na manhã do dia 7 de setembro. A Rádio MEC veicula para Rio de Janeiro e Brasília, uma seleção única de obras de orquestras nacionais e compositores nacionais, como Heitor Villa Lobos, que homenageiam o Brasil.

As redes sociais estarão antenadas em tudo que os veículos da EBC transmitirem em tempo real. O público participa por meio da hashtag #TVBrasilno7 no Twitter, Facebook e Youtube da @TVBrasil, e @tvbrasilgov, além dos perfis @agenciabrasil e @RadioNacionalBR.

Rede Nacional de Rádio transmitirá todo o conteúdo especial do 7 de setembro das Rádios EBC, via satélite, para milhares de emissoras de todo o país. Pelo site da Rede, as emissoras e o público em geral também podem acompanhar a programação em tempo real, além de baixar boletins e programas sobre a Independência do Brasil.

READ  Mobilidade Cidadã: auxílio é pago para 1.707 beneficiários

Confira alguns conteúdos produzidos como parte da programação comemorativa na TV Brasil:

•    Esquadrilha da Fumaça – Equipe da Força Aérea Brasileira famosa por apresentar-se no dia 7 de setembro, apresenta para a equipe da EBC algumas de suas manobras durante treinamento em Pirassununga (SP). Os pilotos da Esquadrilha falam também sobre a carreira na FAB;

•    Serra do Mar – Reportagem mostra o trajeto feito por Dom Pedro I quando subiu a Serra do Mar em direção a São Paulo para proclamar a Independência do Brasil;

•    Estrada Caminhos do Mar – Nossos repórteres fazem um passeio recheado de história, belas paisagens e biodiversidade no caminho

•    Arquitetura do Ipiranga – Conheça o bairro onde foi declarada a Independência do país, com casarões e palacetes que formam roteiro patrimonial da história da data;

•    Brigada de Infantaria Paraquedista – como são o treinamento e a carreira dos militares que compõem a corporação;

•    Os jornalistas da EBC relatam histórias sobre os nossos símbolos nacionais: a bandeira do Brasil, Hino da Independência e Hino Nacional;

•    O 7 de setembro de 2020 – Você se lembra? Vamos recordar como foi a comemoração sem desfiles cívico-militares;

•    Vídeo mostra de perto os veículos blindados usados pelas Forças Armadas, como o Guarani e o Mowag Piranha;

•     Visitaremos com a TV Brasil os pontos turísticos em Santos (SP) onde nasceu e estão enterrados os restos mortais de José Bonifácio de Andrada e Silva, o patriarca da Independência.

O 7 de setembro será mais verde e amarelo com a EBC. #VemVer

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA