Distrito Federal

Adote Uma Praça faz a segunda entrega em Ceilândia

Publicado

em


A quadra de esportes do Setor O foi pintada e ao fundo se vê um painel grafitado  | Foto: Divulgação

A segunda revitalização em Ceilândia foi entregue nesta sexta-feira (9) pelo programa Adote Uma Praça. Desta vez, uma área na QNO 9/11, no Setor O, que servia de depósito de lixo e entulho, foi transformada num espaço de lazer por um empresário da cidade, juntamente com a comunidade.

A nova praça ganhou quadra de areia, lixeiras, bancos, pintura na quadra de esportes, pintura em grafite. Para o vigilante João Batista, que mora há mais de 40 anos na cidade, o local enche os olhos de quem passa. “Antes só tinha pichações, era sujo, tinha mato alto. Agora, temos um local limpo e agradável para podermos praticar atividades ao ar livre”, comemorou.

“Eu, como morador e empresário aqui da cidade, tinha essa vontade de poder contribuir de alguma forma com o lugar que escolhi para viverCarlos Bolivar, empresário e parceiro no Adote Uma Praça

A iniciativa de revitalizar o espaço partiu do desejo da comunidade e, também do empresário, Carlos Bolivar, que possui uma loja de comunicação visual na quadra. Carlos conta que há anos o local servia como um lixão a céu aberto, além de atrair a marginalidade, pois era abrigo para usuários de drogas.

READ  Alego homenageia médicos com entrega da comenda Nabyh Salum, honraria criada por Helio de Sousa

“Eu, como morador e empresário aqui da cidade, tinha essa vontade de poder contribuir de alguma forma com o lugar que escolhi para viver. Então, procurei a Administração de Ceilândia para darmos início a revitalização e deu muito certo”, explicou.

Como já trabalha com identidade visual, Bolivar instalou bancos e lixeiras com materiais reutilizáveis como ferro e PVC. “A nossa proposta é despertar na população o interesse em cuidar dos ambientes comuns. Assim, trabalhamos a consciência de que todos somos responsáveis por cuidar do espaço em que vivemos“, completou o empresário.

Em contrapartida, a Administração de Ceilândia realizou a limpeza do lugar com a retirada de mais de 10 caminhões com lixo e entulho.

Adote Uma Praça

O Setor O ganhou uma nova área de convivência graças ao Adote Uma Praça, programa coordenado pela Secretaria de Projetos Especiais (Sepe) que promove uma parceria entre o público e o privado. O Adote Uma Praça está presente em 19 regiões administrativas. Já foram recebidas 106 propostas, 38 benfeitorias já foram entregues e 19 estão em processo de revitalização.

Esse foi o segundo projeto entregue em Ceilândia. O primeiro foi o da Praça do Cidadão, que no ano passado foi revitalizada pela Rede Urbana de Ações Socioculturais (Ruas), que mantém um programa social no local.

READ  Diarista ou carteira assinada? Atenção, domésticas! Há vagas

“A iniciativa do Adote uma Praça é de suma importância para o desenvolvimento do Distrito Federal e proporciona qualidade de vida para os moradores”, destacou o administrador de Ceilândia, Marcelo Piauí.

Segundo o administrador, a demanda de manutenção de praças, parques e terrenos públicos é grande e “nada mais justo que o poder público juntamente com a sociedade se una para revitalizar esses espaços”.

Para o secretário de Projetos Especiais, Roberto Andrade, mais importante do que as próprias revitalizações é fazer nascer na população a vontade de cuidar, de preservar o local onde vive. “Sempre digo que o Adote Uma Praça desperta a consciência cristã e cidadã da sociedade, que entende que as áreas públicas da cidade, são a extensão de suas casas, por isso, devem ser mantidas e cuidadas por todos”, enfatizou Roberto Andrade.

Se quiser saber mais sobre o programa é só entrar no site da Secretaria de Projetos Especiais e clicar na aba Adote Uma Praça. Se quiser adotar uma área pública, então entre em contato com a RA onde mora ou ligue para 3961-1538 que a Sepe terá o prazer de te ajudar.

*Com informações da Secretaria de Projetos Especiais

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA