Geral

Agosto Dourado é tema de ação sobre aleitamento materno

Publicado

em


Assim como o acesso a informações sobre métodos contraceptivos, ao acompanhamento especializado com ginecologistas e à educação sexual,  a amamentação é um dos direitos sexuais e reprodutivos garantidos pela legislação brasileira. Em comemoração à campanha Agosto Dourado – também conhecido como o Mês do Aleitamento Materno e que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, a Secretaria da Mulher (SMDF) vai realizar, na próxima quinta-feira (19), um dia especial de ações voltadas à promoção da saúde das mulheres do DF.

Para falar de temas como o incentivo ao aleitamento materno e os direitos à educação perinatal –  que começa na 22ª semana de gestação e termina com sete dias completos após o nascimento do bebê, a SMDF convida todas as mulheres do DF para discutir e aprender a respeito das legislações federais e distritais que garantem o acesso a direitos no exercício da maternidade.

“O Agosto Dourado é uma oportunidade para discutir a importância de as mulheres buscarem seus direitos sexuais e reprodutivos, incluindo o planejamento de uma gravidez desejada e o direito ao acolhimento e acesso aos serviços de saúde durante a gestação”Ericka Filippelli, secretária da mulher

“O Agosto Dourado é também uma oportunidade para discutir a importância de as mulheres buscarem seus direitos sexuais e reprodutivos, incluindo o planejamento de uma gravidez desejada e o direito ao acolhimento e acesso aos serviços de saúde durante toda a gestação. O cuidado com a saúde sexual e reprodutiva feminina, com certeza, não impacta só a vida dela, mas também a de toda sua família e a da sociedade em geral”, reforça a secretária da Mulher, Ericka Filippelli.

READ  Metrologia Estadual orienta população sobre compra de produtos do tradicional almoço de dia das mães

A ação na Casa da Mulher Brasileira é voltada para as mães que estão amamentando, ou que querem amamentar; para aquelas que desejam fortalecer o vínculo materno, com práticas interativas que possam favorecer a relação mãe-bebê, e para oferecer a elas apoio e suporte, especialmente durante esse momento de pandemia, em que estão mais isoladas. “Nosso objetivo também é conscientizá-las em relação aos direitos trabalhistas, de saúde e até mesmo sobre a escolha, ou não, de amamentar”, explica Fernanda Falcomer, subsecretária de Promoção das Mulheres da SMDF.

Estão abertos dois grupos, com 30 vagas cada um. O primeiro encontro será das 9h às 12h e o segundo das 14h às 17h. As interessadas deverão realizar a inscrição pelo formulário para garantir a participação. Quem precisar levar crianças vai contar com um espaço lúdico com brinquedoteca e atividades educacionais supervisionadas durante todo o dia para a distração dos pequenos.

Todas as atividades serão realizadas em parceria com a Associação de Doulas da RIDE-DF e Entorno, o Grupo Matriusca — Instituto Matriusca e a Cooperativa Mista de Doulas Matriusca.

READ  Governo encaminha à Assembleia Legislativa proposta de Reforma Administrativa

Saiba mais

Criado em 2017, o Agosto Dourado visa promover debates sobre a importância do aleitamento materno para o pleno desenvolvimento das crianças. O tom escolhido para colorir o mês indica o padrão ouro de qualidade do leite materno, considerado o alimento mais completo para os bebês.

Além de saciar a fome, a composição contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes; diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e filho.

Serviço

Data:
• Quinta-feira, 19/08
Horário:
• Das 9h às 12h
• Das 14h às 17h
Local:
• Casa da Mulher Brasileira – Ceilândia (3, St. M CNM 1 – Ceilândia, Brasília)
Vagas:
• 60 (30 manhã e 30 tarde)
Inscrição:
https://forms.gle/hmw2WAydUHgUaoGp9


*Com informações da Secretaria da Mulher

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA