Tocantins

Agricultura orienta produtores sobre uso inadequado dos defensivos químicos

Publicado

em


Agricultura orienta produtores sobre uso inadequado dos defensivos químicos

11/01/2021 – Amanda Oliveira/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) realiza frequentemente ações para diminuir e até eliminar o uso inadequado dos defensivos químicos, bem como para promover o desenvolvimento sustentável no meio rural. Nesta segunda-feira, 11, o Brasil comemora o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos.

A data foi criada para conscientizar a população quanto aos riscos causados pelo uso indiscriminado dos defensivos químicos e os problemas causados ao meio ambiente e à saúde humana.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagro, Luan Ricardo Bacin, a principal tecnologia adotada é a Produção Integrada de Frutas, presente há vários anos no Tocantins, que busca estimular a produção de forma sustentável com manejo do solo e das plantas. “As ações desenvolvidas são principalmente no sentido de capacitar técnicos e produtores a respeito das boas práticas de produção, monitoramento de pragas e doenças nas lavouras, respeito ao meio ambiente e às questões sociais nas propriedades”, pontua.

A Seagro participa, anualmente, do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, espaço criado para discutir com os demais órgãos do Governo, questões relacionadas aos impactos negativos dos agrotóxicos na saúde do trabalhador, do consumidor, da população e do ambiente, através de suas comissões temáticas.

Além disso, o Governo apoia os produtores, por meio dos órgãos de assistência técnica e extensão rural, órgãos ambientais e de políticas públicas, em parceira com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, via Comissão da Produção Orgânica do Tocantins (CPOrgTO), para obter a certificação de Produtos Orgânicos e propiciar a venda direta aos consumidores e aos programas socioassistenciais do Governo.

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  CCJ deliberou sobre seis matérias na reunião desta terça-feira, 21
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA