Política

Alego Ativa conquista Hidrolândia em sua última edição do ano

Publicado

em


A 12ª edição do programa Alego Ativa, e última de 2021, foi realizada neste sábado, 18, em Hidrolândia, na Região Metropolitana da Capital. A ação itinerante da Assembleia Legislativa promoveu cidadania, ao entregar serviços de assistência social imediatos à comunidade local e, mais uma vez, revelou histórias inspiradoras e contribuiu para que sonhos fossem colocados em prática. Foram 69 frentes de serviços nas áreas jurídica, de saúde e de capacitação profissional, oferecidas com o apoio de 39 instituições públicas e privadas parceiras.

A simpatia pela área de saúde e estética levou a jovem Alice Gabriela Alves, de 18 anos, a se inscrever no curso profissionalizante de massoterapia, oferecido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Secretaria de Estado da Retomada. “Eu gosto da área de saúde e me interessei pelo curso de massoterapia porque é profissionalizante. Hoje, eu saio daqui capacitada para começar a trabalhar. O curso é muito bom e tenho certeza que vai mudar a minha vida. Esse projeto fará parte da minha história porque, além do curso, eu consegui um crédito de incentivo para comprar as ferramentas de trabalho”, relatou Alice. Para a jovem, o recurso é uma forma de incentivar o empreendedorismo. “Essa iniciativa tem o poder de transformar a realidade de pessoas como eu, que tem boa vontade de aprender e coragem para trabalhar”.

O presidente do Legislativo goiano, deputado Lissauer Vieira (PSB), parabenizou a iniciativa do governador Ronaldo Caiado (DEM) em criar a Secretaria da Retomada para estimular o empreendedorismo, capacitação profissional e o resgate da economia local, com ações como essa de incentivo de crédito para iniciantes como a Alice. “O Governo de Goiás é pioneiro nesse processo de retomada da economia, pós-pandemia de covid-19, com incentivo de crédito empreendedor para auxiliar na retomada econômica das famílias goianas. Poder fazer parte dessa história é gratificante porque estamos devolvendo às pessoas o desejo de sonhar e progredir”, afirmou.

Assessor da Diretoria de Assuntos Institucionais da Assembleia, diretor de Relações Institucionais da Federação do Comércio (Fecomércio), e idealizador do Alego Ativa, Simeyzon Silveira, frisou que Alice e mais de 100 alunos de cursos profissionalizantes atendidos nessa edição do programa receberam crédito de incentivo no valor de R$ 1,3 mil por meio da Pasta da Retomada. Para ele, a iniciativa reforça o objetivo da Casa de Leis de contribuir, com ações práticas, para o estímulo à criação de novas vagas de trabalho, fomento das atividades econômicas e evolução da economia goiana.  

Executado pela Diretoria de Assuntos Institucionaisesde 2019, o Alego Ativa vem sendo realizado com o objetivo de atender a demandas imediatas da comunidade local e ampliar a representatividade do Parlamento goiano e aproximá-lo da sociedade. Lissauer Vieira disse que a 12º edição (e quarta depois da recente retomada, após um ano e meio de suspensão em razão da pandemia de covid-19), fechou com chave de ouro o ano de 2021. Segundo ele, até aqui, todos os objetivos e metas foram alcançadas com sucesso. “Encerramos o ano com a sensação de missão cumprida, no sentido de resgate social e fortalecimento da economia do estado”, avaliou o presidente.

O deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), representante do município na Assembleia, comemorou a realização do evento em Hidrolândia. “O Alego Ativa é uma inovação da Mesa Diretora dessa 19ª Legislatura, comandada pelo presidente Lissauer, e tem realizado um trabalho de unidade, simplicidade, seriedade e respeito ao cidadão. Obrigada Lissauer por esse dia histórico de transformação social e dignidade dedicado à nossa população. Parabéns pelo projeto e obrigado por honrar essa cidade com ações e benefícios sociais”.

Por sua vez, o prefeito de Hidrolândia, José Délio Júnior (DEM), disse que foi um orgulho e uma grande satisfação receber o Alego Ativa no município. “Agradeço à Assembleia Legislativa por trazer esse evento de compromisso social à nossa comunidade. Todas essas frentes de serviços oferecidas durante a ação itinerante ajudaram a garantir mais dignidade à nossa população e a evidenciar o trabalho sério que é feito pelo Parlamento goiano”.

READ  Delegação do Tocantins conquista 20 medalhas no primeiro dia de competições das Paralimpíadas Escolares 2022

O diretor de Assuntos Institucionais da Assembleia, Gustavo Sintra, disse que a 12ª edição do Alego Ativa superou as expectativas da comissão organizadora por se tratar de uma cidade pequena, com população estimada em cerca de 20 mil habitantes. “A grande procura pelos serviços oferecidos superou nossas expectativas e fez desse evento um marco na história democrática e participativa de Hidrolândia. Agradeço aos parceiros e colaboradores que se empenharam em ajudar a comunidade e a levar alegria para a criançada”. O diretor frisou, ainda, que o evento contou com a participação efetiva da Prefeitura de Hidrolândia.

Atendimentos

Além dos cursos de capacitação e aperfeiçoamento que foram oferecidos, a ação em Hidrolândia contou com a oferta de diversos serviços, como a emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Passe Livre da Pessoa com Deficiência, Passaporte do Idoso, primeira e segunda vias de Registro Civil de Nascimento e Casamento. Além disso, foram promovidas consultas oftalmológicas com a Fundação Banco de Olhos (Fubog), pediatria, cardiologia, dentista, dermatologista, psicologia, coleta de sangue para doação, acupuntura, auriculoterapia, dentre outras especialidades. 

O evento também contou com apresentações culturais, cortes de cabelo, recreação para as crianças, distribuição de mudas de espécies nativas do Cerrado (visando a preservação do meio ambiente), consulta ao SPC, negociação de débitos e atendimentos do Vapt Vupt.

Milhares de pessoas passaram pelas tendas de atendimento durante a 12ª edição do Alego Ativa, em Hidrolândia, desde as primeiras horas da manhã de sábado. Essa edição registrou muitos atendimentos, de diversos tipos, a pessoas da mesma família.

A exemplo da dona de casa Ivone Alice Pinheiro, de 46 anos, que, ao lado dos filhos Andressa, de 18 anos, e do filho André, de 14 anos, buscaram atendimento oftalmológico, participaram de cursos profissionalizantes, emitiram documentos e doaram sangue. “Eu moro aqui desde que nasci e nunca vi um evento com tantos serviços e opções de cursos sendo realizado aqui. Me recordo de outros dois mutirões parecidos com esse, mas nenhum tão grande e completo”, relatou Ivone, nascida e crescida em Hidrolândia.

A jovem Andressa estava ansiosa para fazer a primeira doação de sangue da vida dela. Com a senha número um, ela abriu os trabalhos da equipe de coleta de Sangue do Hemocentro. “Eu sempre tive vontade de doar, mas não tinha idade. Quando fiquei sabendo que teria coleta, aqui, hoje, falei com minha mãe e viemos todos juntos. Além de doar sangue eu também vou fazer consulta com oftalmologista”, relatou. Por sua vez, André aproveitou o ensejo para emitir a primeira via da carteira de identidade e participou do curso “Empreendedorismo nas redes sociais – Foto e vídeo para aumentar vendas”, ministrado por Maykon Cardoso.

O desejo de conquistar uma identidade social levou Alexandre da Conceição, de 36 anos, até a Escola José Amâncio de Sousa Pinto, no centro da cidade, onde foi realizada a ação. “Eu não tinha certidão de nascimento e nem outra documentação. “Hoje eu nasci para o Estado. Hoje eu nasci para o mundo. Graças ao Alego Ativa vou me tornar um cidadão com carteira de identidade e CPF”.

Luzia Ferreira Maria, de 67 anos, há cinco é aluna da unidade escolar. Ela cursa o 5º ano do ensino fundamental, por meio do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). No sábado, ela voltou à escola para renovar o visual. “Quando minha professora falou que ia ter essa ação aqui, eu resolvi vir cortar meu cabelo. O evento está ótimo! Parabéns para quem pensou em trazer esse tanto de coisa boa aqui pra gente”.

O tatuador e funcionário municipal Livanclis Tavares, de 26 anos, disse ter se surpreendido com a grandiosidade do Alego Ativa e que aproveitou para dar o primeiro passo na tentativa de superar um bloqueio de expressividade: a sua comunicação com as pessoas. “Eu tenho muita dificuldade de me expressar. Não consigo falar com as pessoas da forma como gostaria. Fui criado de uma maneira muito conservadora e, hoje, sinto necessidade de me aproximar das pessoas e me comunicar melhor. Por esse motivo me inscrevi no curso a ‘Arte da Oratória’”, disse.

READ  Ação Social da Alego

Uma das orientações feitas, durante a palestra, pela jornalista e locutora Fran Rodrigues, é a de que uma boa comunicação está mais ligada ao ato de ouvir do que ao ato de falar. “É preciso ouvir e compreender a necessidade do outro, antes de aplicar uma integração comunicacional. O primeiro passo do orador é saber se a mensagem está chegando de forma compreensível ao interlocutor. As pessoas têm o hábito de não se ouvir, pensando no que vai responder, antes mesmo do outro terminar de falar. O curso de oratória ensina técnicas, como a de direcionar a fala, de forma correta, de acordo com o público-alvo”.

“Eu saio daqui, hoje, sabendo que, antes de falar, preciso controlar minhas emoções e ansiedade. Aprendi alguns exercícios de relaxamento que vou levar para a vida. Vou me esforçar para me fazer entender e, assim, melhorar meu relacionamento com meus clientes no estúdio de tatuagem”, frisou Livanclis.

Audiência pública

As edições do Alego Ativa contam com a realização de uma audiência pública para registrar demandas apresentadas pelos moradores da cidade e lideranças políticas locais e regionais. Em Hidrolândia, a mesa dos trabalhos foi formada pelos deputados Lissauer, Virmondes e Amauri Ribeiro (Patriota), pelo prefeito José Délio, o vice-prefeito Wellington Leandro (Solidariedade), e pelos vereadores Dra. Thaisy (Podemos), Ruy Alves (Cidadania) e Cici da Ambulândia (Solidariedade). Dentre as demandas apresentadas está a retomada do calendário festivo e cultural da cidade.

José Délio solicitou o apoio da Assembleia Legislativa com incentivos financeiros para a retomada da Festa da Jabuticaba e do Mutirão das Fiandeiras de Hidrolândia. “O Mutirão das Fiandeiras faz parte da história cultural de Hidrolândia. O evento reunia fiandeiras de toda a região e era prestigiado por milhares de pessoas”, destacou o prefeito.

Por sua vez, a vereadora Dra. Thaisy solicitou a viabilização de recursos para investimento no Colégio da Polícia Militar de Hidrolândia. “Vivemos novos tempos com obras nos quatro cantos da cidade e nosso papel é ajudar essa administração que, com essa edição da Alego Ativa, trouxe mais cidadania à nossa gente. Conto com o empenho do deputado Virmondes de ajudar na liberação de recursos para melhorar a qualidade de ensino do nosso Colégio Militar”.

Os parlamentares estaduais garantiram que farão todo o esforço possível para atender às reivindicações e levar os benefícios solicitados para o município.

Nessa perspectiva, Simeyzon Silveira frisou que o Alego Ativa leva multibenefícios, não somente à população, mas também aos municípios, que têm suas principais demandas olhadas de perto pelos parlamentares e representantes do Governo. 

Dentre os parceiros presentes na 12ª edição do Alego Ativa, estavam a Fundação Banco de Olhos, Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago), Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-GO), Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

E ainda: Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), Vapt Vupt, Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO) e Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), dentre outras entidades.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA