Política

Alego Ativa em Goianira registrou mais de 7,6 mil atendimentos

Publicado

em


O balanço oficial da nona edição do programa itinerante Alego Ativa foi divulgado nessa terça-feira, 28, pela Diretoria de Assuntos Institucionais da Assembleia Legislativa. Realizada no município de Goianira, na região Metropolitana de Goiânia (RMG), a retomada da ação, realizada no último sábado, 25, contou com 7.649 atendimentos, distribuídos entre os 57 serviços oferecidos à comunidade, nas áreas de assistência social, médica, jurídica e, ainda, cursos e oficinas profissionalizantes.

O evento foi realizado em parceria com a Agência Goiana de Municípios (AGM) e entidades públicas e privadas, além da colaboração de funcionários da Casa. Os protocolos sanitários para evitar a disseminação da covid-19 foram respeitados no evento. O programa faz parte de um pacote de ações da 19ª Legislatura do Parlamento goiano, em prol da ampliação da representatividade e aproximação do poder público com a sociedade. Com oito edições contabilizadas entre os anos de 2019 e 2020, o Alego Ativa permaneceu suspenso por um ano e meio, em razão da alta nos casos de coronavírus no estado. 

Em Goianira, os atendimentos foram realizados de forma gratuita e simplificada, em uma estrutura montada às margens do Lago Municipal Umberto Donato Ialace. Dentre eles, as diversas especialidades na área da saúde foram destaque, como consultas pediátricas, odontológicas, oftalmológicas e psicológicas. Também foi disponibilizada a aplicação da vacina contra a covid-19, bastante procurada pela comunidade.

Outros atendimentos de grande demanda estavam voltados à emissão de documentos e assessoria jurídica. Houve, ainda, coleta para doação de sangue pelo Hemocentro, vacinação antirrábica para animais, apresentações culturais, cortes de cabelo, cadastramento para vagas de estágio, palestras, dentre outros serviços. 

O evento foi aberto com a execução do Hino Nacional Brasileiro, pela banda da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), acompanhada de alunos dos Colégios Estaduais da PM-GO José Silva Oliveira e Padre Pelágio. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (PSB), e o prefeito de Goianira e presidente da Associação Goiana dos Municípios, Carlão da Fox (DEM), e outras autoridades, fizeram a entrega de chromebooks (notebooks que funcionam usando o sistema operacional Chrome OS, mais leve) para os estudantes. Também foi realizado plantio de mudas de plantas nativas do bioma Cerrado.

A ação foi finalizada com um casamento comunitário, com a oficialização de 35 matrimônios.

Avaliação

De acordo com o presidente da Casa de Leis, o evento superou as expectativas. “Ficamos surpresos e motivados com o Alego Ativa realizado em Goianira, porque essa edição foi a primeira desde o início da pandemia, e o resultado nos surpreendeu. Mesmo ficando há tanto tempo sem realizar o evento, conseguimos fortalecer ainda mais o projeto, agregando novos parceiros e serviços, o que resultou em quase oito mil atendimentos”, celebrou Lissauer.

O parlamentar reafirmou o compromisso do Parlamento goiano na viabilização de melhorias para a sociedade. “Temos parceiros e servidores dedicados, que dão condições para que tudo aconteça da melhor forma. E essa é a nossa missão: ajudar a população, levando benefícios e dignidade aos municípios do interior, que precisam do nosso apoio”, enfatizou.

READ  Tião Caroço discursa pela primeira vez na nova sede da Alego e lamenta saída de Pedro Salles da Goinfra

Por sua vez, o assessor de Assuntos Institucionais da Assembleia Legislativa e diretor de Relações Institucionais da Federação do Comércio (Fecomércio), Simeyzon Silveira, avaliou o balanço como positivo, visto que as equipes estavam preparadas para tamanha demanda. “Nossa expectativa era de ser uma grande ação, pela forma como a prefeitura se envolveu e como todos os 36 parceiros e funcionários da Assembleia estavam dispostos a fazer uma edição especial para marcar esse retorno pós-pandemia.”

Simeyzon disse que o grande número de parceiros deu condições para realizar o grande volume de atendimentos aos moradores. “Isso faz toda a diferença para que a gente consiga atender todo mundo”, acrescentou.

O coordenador do projeto salientou que a demanda represada durante o período de pandemia pode ter sido um dos fatores que contribuíram para o grande número de atendimentos, em especial voltados à área da saúde. “As pessoas viram no evento uma oportunidade de serem atendidas naquela área que precisavam.”

A expectativa, a partir de então, é manter a produtividade para a próxima edição, que será realizada no dia 23 de outubro, no município de Morrinhos. “Já estamos fechando o ‘esqueleto’ do evento e queremos continuar nesse nível. A gente está pronto para atender o que vier. Acredito que iremos fazer outra bela edição”, ponderou.

Gratificante

Diretor de Assuntos Institucionais da Assembleia Legislativa, Gustavo Sintra também avaliou o balanço da retomada como positivo, levando em consideração a realização de diversas demandas necessárias à população moradora daquela região, naquele momento. “É muito gratificante vermos pessoas que realmente precisam, serem atendidas. Teve gente que chegou no local às 4 horas para fazer uma identidade”, pontuou.

Segundo o dirigente,  a ação de Goianira foi a maior edição já realizada pelo programa Alego Ativa, tanto em termos de estrutura, quanto de atendimento. 

Ações municipalistas

Presentes no evento, os deputados Bruno Peixoto (MDB), Coronel Adailton (Progressistas), Dr. Antonio (DEM), Delegado Eduardo Prado (DC) e Maycllyn Carreiro (PRTB) reconheceram a relevância dos serviços prestados à comunidade. Os parlamentares destacaram, em especial, as ações realizadas na atual Legislatura, relacionadas ao cuidado com o povo goiano. “Parabéns ao deputado Lissauer Vieira, nosso presidente, por nos coordenar tão bem, os parlamentares estaduais. Essa coordenação é exatamente para trazer benefícios para a população”, disse Adailton.

O presidente da AGM e prefeito de Goianira, Carlão da Fox, no dia do evento, destacou a importância da proximidade com a população, em ações dessa natureza. “Nós gostamos de estar perto da população e sentimos muito com a pandemia. São quase dois anos sem nenhum tipo de atividade. E essa retomada, tomando todos os cuidados, para que não haja nenhum tipo de atropelo, é muito importante”, disse.

READ  Governador veta obrigatoriedade de informação sobre qualidade da energia elétrica

Na ocasião, parlamentares e diretores da Assembleia se reuniram com prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região para uma audiência pública realizada em uma das tendas montadas no local. Eles ouviram as reivindicações levadas por cada um dos participantes e afirmaram a determinação da Casa em trabalhar para atender a cada uma delas.

Durante a reunião, Lissauer Vieira reforçou a atuação da 19ª Legislatura em prol dos municípios goianos e seus cidadãos. “O programa Alego Ativa é um trabalho que tem a finalidade de beneficiar a comunidade, através dos nossos parceiros, e que visa, também, conhecer a realidade de cada cidade, por meio das audiências públicas que nós, deputados, fazemos com a população e com as lideranças políticas. Isso é valorização da população. Trazer cidadania e cumprir o dever do Poder Legislativo, que é aproximar cada vez mais a sociedade”, ponderou. 

Além dos deputados e do prefeito do município, estiveram presentes na nona edição do Alego Ativa, o vice-prefeito de Goianira, Cleyton Bento; a presidente da Câmara Municipal de Goianira, vereadora Kátia da Saúde; a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli; o senador Vanderlan Cardoso (PSD); os deputados federais Delegado Waldir (PSL) e Glaustin da Fokus (PSL); os prefeitos Marden Júnior (Trindade), Zé Diniz (Abadiânia), Zé Gueiroba (Brazabrantes), João Antônio Ferreira (Inhumas), Clayton Pereira de Melo (Itauçu), e Gil Tavares (Nerópolis), e outras autoridades.

Parceiros

A nona edição do Alego Ativa contou com os seguintes parceiros: Associação Goiana dos Municípios (AGM), Câmara dos Vereadores de Goianira, Prefeitura de Goianira, Saneago, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-GO), Fundação Banco de Olhos, Fecomércio, Federação das Câmaras dos Dirigentes Logistas (FCDL), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

E, ainda: Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), Vapt Vupt, Universidade Universo, Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Comando de Ações do Cerrado, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO) e Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO).

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA