Política

Alego Ativa

Publicado

em


Idealizado na gestão do presidente Lissauer Vieira (PSB) e com o objetivo de aproximar cada vez mais a Assembleia Legislativa da sociedade goiana, o Programa Itinerante Alego Ativa, implantado pela Mesa Diretora da 19ª Legislatura, vem transformando a realidade de milhares de pessoas nos quatro cantos de Goiás. Com 12 edições realizadas até o momento, a iniciativa já contabilizou mais de 50 mil atendimentos nas áreas de saúde, jurídica, social e capacitação profissional. Segundo o chefe do Poder Legislativo, um grande legado que ficará marcado na história do Parlamento goiano.

“Desde que iniciamos o Alego Ativa, no primeiro ano de nossa gestão, em 2019, milhares de pessoas em todas as regiões de Goiás têm sido beneficiadas e o principal: de forma inteiramente gratuita. São atendimentos em áreas essenciais e que vão diretamente ao encontro das principais necessidades da população, especialmente, de quem mais precisa. E não temos medido esforços para ampliar, cada vez mais, esse grande programa. Sem dúvidas, uma das principais iniciativas dessa 19ª Legislatura e que ficará marcada como um verdadeiro legado na história do Poder Legislativo goiano”, destacou Lissauer Vieira. 

Suspenso em março de 2019 em razão da pandemia de covid-19, o programa foi retomado em setembro do ano passado, na cidade de Goianira. A partir de então, o evento vem sendo realizado com os devidos protocolos sanitários para evitar a disseminação do vírus, como a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial e álcool em gel. “Vale destacar que, com todos os cuidados e as orientações necessárias à população, não tivemos nenhum problema relacionado ao aumento do número de casos em todas as edições realizadas após a retomada do Alego Ativa”, salientou o presidente da Alego. 

Marcando o retorno o programa, além de Goianira, outras três edições foram realizadas entre os meses de setembro e dezembro de 2021 nos municípios de Morrinhos, Jataí e Hidrolândia e todas elas somaram 29.072 atendimentos. Dando sequência nesse ano, a 13ª edição já está confirmada e será realizada no próximo dia 29 de janeiro em Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal. Segundo Lissauer, a expectativa é de mais um recorde de atendimentos. “Nossa expectativa já é alta, pois sabemos que é uma região populosa e que anseia por esses serviços. Já estamos finalizando os últimos detalhes para essa primeira edição de 2022 que certamente será um sucesso”, enfatizou Lissauer. 

READ  Projeto de Karlos Cabral visa aumentar limite do valor de ICMS para venda de veículos a portadores de deficiências

Edições anteriores

Com sete edições realizadas no primeiro ano de seu lançamento, o programa Alego Ativa desembarcou em 2019 nas cidades de Acreúna, São Simão, Luziânia, Alvorada do Norte, Catalão, Anápolis e Niquelândia e contabilizou 23.816 atendimentos. Em todos esses municípios, a iniciativa levou à comunidade serviços jurídicos e serviços de saúde, que incluíram atendimento odontológico, oftalmológico, teste de glicemia, aferimento de pressão, homeopatia contra a dengue, auriculoterapia, exames diagnósticos; e de beleza, como corte de cabelo masculino e feminino; além de cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional em diversas áreas.

Agora, com a ampliação do projeto, já são 69 frentes de serviços com o apoio de 39 instituições públicas e privadas parceiras. Além dos atendimentos oferecidos em diversas áreas de forma gratuita e simplificada, o programa conta ainda com apresentações culturais, recreação para as crianças, distribuição de mudas de espécies nativas do Cerrado (visando a preservação do meio ambiente), consulta ao SPC, negociação de débitos e atendimentos especializados do Vapt Vupt.

Audiências públicas

Um dos destaques do programa são as audiências públicas realizadas durante o evento com lideranças políticas regionais e moradores locais. Liderados pelo presidente Lissauer Vieira, os encontros têm como objetivo tratar das principais demandas municipais, ouvir as reinvindicações da sociedade, discutir melhorias para a população e estreitar o relacionamento entre o Poder Legislativo e o cidadão goiano. Segundo o parlamentar, um momento oportuno para conhecer de perto as necessidades de cada localidade. 

READ  Projeto na Alego institui o Dia Estadual de Combate e Prevenção da Hanseníase; doença é grave, mas tem tratamento

“Em cada edição do Alego Ativa nós fazemos questão de reunir com as lideranças e a população local para discutir as principais demandas da cidade. Vejo que precisamos atuar dessa forma, sempre perto dos municípios, ouvindo a nossa população e discutindo os benefícios necessários para a comunidade. Essas audiências tem gerados bons frutos por onde passamos e continuaremos assim, trabalhando com todo empenho e seriedade em prol do bem coletivo. Esse é o nosso compromisso”, frisou Lissauer Vieira. 

Parceiros

Atualmente, o Alego Ativa conta com 39 parceiros que têm sido fundamentais para o sucesso do programa em todas as regiões do estado. São eles, Associação Goiana dos Municípios (AGM), Saneago, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-GO), Fundação Banco de Olhos, Fecomércio, Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

E, ainda: Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), Vapt Vupt, Universidade Universo, Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Comando de Ações do Cerrado, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO) e Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), dentre outros. 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA