Política

Alego no Pacto Global da ONU

Publicado

em


Fortalecendo a pauta sustentável e desenvolvendo ações inovadoras no âmbito do Poder Legislativo, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), assinou na manhã desta quarta-feira, 16, o termo de adesão do Parlamento goiano no Pacto Global das Nações Unidas (ONU), a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. A partir de agora, a Casa de Leis é a única do país a ser signatária do projeto que conta atualmente com mais de 14 mil membros em quase 80 redes locais que abrangem 160 países. Segundo Lissuaer, uma parceria inédita e que consolidará ainda mais a credibilidade da Alego perante a sociedade. 

“Essa adesão representa um crescimento cada vez maior da credibilidade que a Assembleia tem tido perante toda a sociedade. Vejo que fazer parte desse Pacto Global, em que se debate o desenvolvimento sustentável, o crescimento da economia e a melhoria da vida das pessoas, será extremamente importante e positivo para o Legislativo goiano. Precisamos buscar cada vez mais o diálogo, a transparência e parcerias com entidades do terceiro setor, com os Poderes Públicos e também com instituições de representatividade mundial, como a ONU, para que, juntos, possamos promover esse debate sobre sustentabilidade a nível de Goiás, do Brasil e do mundo”, ressaltou Lissauer. 

À frente do Colegiado de Presidentes das Assembleia Legislativas do Brasil, o chefe do Poder Legislativo propôs ainda uma agenda com os presidentes das Casas de Leis dos demais estados brasileiros e com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) para discutir a pauta da sustentabilidade, bem como, o processo de adesão ao projeto. “Esse pacto é global então nós precisamos abranger o País inteiro. A Unale, que é uma entidade que representa todas as Casas de Leis do Brasil, é forte e tem pessoas que podem contribuir com essa questão. Por isso, eu como presidente do Colegiado de Presidente das Assembleias Legislativas, tenho condições de trazer a Unale para dentro desse debate buscando levar esse Pacto para todos os entes da federação e para dentro de todas as nossas Casas Legislativas”, salientou o presidente da Alego. 

READ  Acessos ao site da Alego têm recordes na reta final desta Legislatura

Presente no ato de assinatura do termo, o diretor de Operações e Parcerias do Pacto Global no Brasil, Marcelo Abrantes, também destacou a relevância do convênio firmado com o Legislativo goiano. “Para nós é muito importante essa parceria que é, sobretudo, o primeiro o passo para criarmos uma abrangência maior na agenda do desenvolvimento sustentável no Estado de Goiás. A Agenda 2030 é uma agenda global que abrange todos os setores da sociedade e contar com a Assembleia Legislativa na difusão dos 17 objetivos desse programa é fundamental, principalmente, para a promoção do processo de inclusão social, combatendo a discriminação, a corrupção e fomentando a preservação ambiental”, afirmou. 

Por sua vez, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Engenheiro Francisco Almeida, salientou que o ingresso do Legislativo goiano no Pacto Global reforçará ainda mais a pauta da sustentabilidade no Estado. O titular do órgão, que também é signatário do projeto, foi o responsável pela a articulação da parceria estabelecida entre a Alego e a Organização das Nações Unidas (ONU). “Já fazem dois anos que nós fazemos parte desse processo e já avançamos bastante. O Crea-Go é referência nacional e o único do Brasil a fazer parte do Pacto. Com a Alego, agora, participando também dessa iniciativa será muito importante para que Goiás tenha cada vez mais uma visão de futuro com relação ao desenvolvimento sustentável”, pontuou. 

READ  Taxa para emissão do Passaporte Equestre é aprovada em 1ª votação

Pacto Global

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é, hoje, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 14 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países. A iniciativa consiste em uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a dez princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

Quem integra o Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance da agenda global de sustentabilidade. Em 2015, os 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram, por consenso, a Agenda 2030, que tem como principal pilar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS. Trata-se de um plano de ação de 2015 a 2030.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA