Política

Alvorada do Norte, localizada na região geoeconômica de Brasília, é o destaque desta semana da campanha “Isso é Goiás”

Publicado

em


A região onde Alvorada do Norte está situada é privilegiada em vários aspectos, mas especialmente pelas belezas naturais. A começar pela geografia do entorno do município: o que se vê é um visual de tirar o fôlego com as belas serras existentes. Mas isso é apenas uma pequena parte do patrimônio natural da região.

A cidade fica na margem esquerda do rio Corrente, manancial que forma uma praia na área urbana do município. A Praia do Povo é um espaço absolutamente acessível e democrático, até no nome. O local oferece um amplo espaço para recreação e para curtir a natureza de perto. 

O rio é largo e raso, com pedras planas, que possibilitam um banho relaxante para adultos e seguro  para crianças. E, para quem não abre mão de ter boa comida e bebida por perto, quiosques oferecem uma boa variedade de opções.

Já os que preferem uma atividade mais radical, as trilhas na Serra Geral são uma excelente pedida. A elevação ainda abriga um pequeno, mas muito simpático Cristo, de onde é possível se ter uma visão espetacular da região. Se a ideia é ainda mais aventura, vale uma esticadinha até a cachoeira Itiquirinha. A subida é considerada de média dificuldade, mas é bom se atentar a alguns detalhes. São mais de 700 m, não existem pousadas ou acampamentos no local, por isso a caminhada deve ser feita com tempo suficiente para contemplar o pôr do sol e descer logo em seguida pois não há iluminação. Para quem não conhece a trilha, é desaconselhável fazer o percurso sozinho.

READ  Início das Atividades

Além disso, a cidade ganhou importância por estar no cruzamento que interliga a Área de Proteção Ambiental das Nascentes do Rio Vermelho, Área de Proteção Ambiental da Serra Geral e, mais ao norte, o Parque Estadual de Terra Ronca, maior parque espeleológico da América Latina,
São mais de 107 cavernas catalogadas, incluindo a maior da América Latina, com 7 km de extensão. Além das cavernas, várias cachoeiras, corredeiras e trilhas se espalham por Alvorada do Norte até Mambaí, já bem próxima da divisa com a Bahia.  

E a cidade também tem uma extensa programação de atividades culturais e religiosas. A principal festa é da Padroeira, Nossa Senhora da Guia, que acontece sempre no terceiro domingo de setembro. Em Alvoradinha, também há a comemoração da festa de São José, no dia 1º de maio. 
No dia da Santa Luzia, 13 de dezembro, os moradores colocam velas acessas nas janelas. E no mês de junho, os três santos católicos, Santo Antônio, São João e São Pedro, são celebrados com fogueiras e muito foguetório. Isso em falar nas festas de folias e de catiras. 

READ  STF mantém prisão preventiva do ex-deputado Roberto Jefferson

A cidade de Alvorada é passagem obrigatória para quem está indo para oito estados do norte e nordeste brasileiros. Quando você estiver em trânsito para esses locais, reserve alguns dias para uma paradinha por ali. Vai valer a pena. 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA