Política

Amilton Filho pleiteia inclusão de mais dados em Carteiras de Identidade

Publicado

em


A inclusão de dados na Carteira de Identidade emitida pelo estado de Goiás, que possam contribuir para preservar a saúde ou salvar a vida do titular. É o que dispõe o projeto de lei nº 1185/19, de autoria do deputado Amilton Filho (Solidariedade), que está em fase de primeira discussão e votação, em plenário, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

De acordo com o art. 1º da proposição, o órgão estadual responsável pela emissão da cédula de Identidade fica obrigado a incluir, desde que o interessado a solicite e apresente o respectivo documento comprobatório, o tipo sanguíneo, a disposição de doar órgãos em caso de morte e condições particulares de saúde cuja divulgação possa contribuir para preservar a saúde ou salvar a vida do titular.

 Reza o art. 2° que qualquer cidadão poderá requerer à autoridade pública expedidora o registro, no respectivo documento pessoal de identificação, do número e, se for o caso, da data de validade dos seguintes documentos: Carteira Nacional de Habilitação; Título de Eleitor; Cartão de identidade do Contribuinte do Imposto de Renda; Identidade Funcional ou Carteira Profissional; Certificado Militar; de forma resumida, a comarca, o cartório, o livro, a folha e o número do registro de nascimento; NIS/PIS/Pasep; CTPS.

READ  Postagem nas redes sociais da Alego conta um poquinho da história da servidora Maria Amélia, em homenagem ao Dia do Voluntariado

“A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 24, inciso XII, prevê a competência da União, dos Estados e do Distrito Federal para legislar concorrentemente, sobre, proteção e defesa da saúde. Documentos são marcas que individualizam seu titular e representam sua expressão em todas as atividades cotidianas da sociedade”, coloca o parlamentar em sua justificativa.

E acrescenta: “Sendo assim, a nossa Constituição traz em seu bojo comandos destinados a garantir a cidadania e evitar a marginalização das pessoas (artigos 1°, II e 3°, III). Compete ao Estado desburocratizar o acesso à cidadania, promovendo alternativas que minimizem as dificuldades para alcançá-la e fornecer os instrumentos necessários para a execução dos preceitos legais. Um dos modos de se fazer isso é por concentrar os dados dos vários documentos em um só”.

Amilton Filho conclui: “O presente projeto visa democratizar o acesso aos direitos que envolvam dados pessoais e profissionais de modo integrado e dinâmico”.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA