DPE-GO realiza 1ª Conferência LGBTQIAPN+ em Valparaíso

DPE-GO realiza 1ª Conferência LGBTQIAPN+ em Valparaíso
Encontro propõe diretrizes para políticas públicas voltadas à população LGBTQIAPN+ e elege delegados para etapa estadual

424183-entry-0_0-1749062618.jpg
Eduardo Ferreira

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) realiza, neste sábado (7), a 1ª Conferência Regional do Entorno do Distrito Federal sobre os Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexo, Assexuais e Outras (LGBTQIAPN+). O evento ocorrerá das 8h30 às 18h no campus do Instituto Federal de Goiás (IFG), em Valparaíso de Goiás.

Com o tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, a conferência integra o calendário preparatório para a Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+, prevista para outubro. A organização conta com a participação do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e do Comitê Estadual de Enfrentamento à LGBTfobia (COMEELG-GO), do qual a DPE-GO faz parte.

A atividade abrange os municípios de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás e Santo Antônio do Descoberto, todos integrantes da Região Metropolitana do Entorno.

A defensora pública Ketlyn Chaves de Souza, titular da 3ª Defensoria Pública Especializada Cível de Valparaíso de Goiás, representa a Instituição no comitê organizador. Segundo ela, o evento reafirma o compromisso da Defensoria com a defesa dos direitos fundamentais da população LGBTQIAPN+.

Já o coordenador do Núcleo Especializado de Direitos Humanos (NUDH), defensor público Tairo Batista Esperança, destacou o envolvimento ativo da DPE-GO nas etapas organizativas e executivas das conferências. “Trata-se de campo em que o NUDH teve bastante incidência, tanto nas etapas organizativas quanto neste momento, em que as conferências estão sendo realizadas. Observe-se que referidas conferências são preparatórias à conferência nacional, em que a política pública de atenção à população LGBTQIAPN+ será discutida tendo o país inteiro em perspectiva”, afirmou.

Durante o encontro, também serão eleitos os delegados que representarão a região na etapa estadual da conferência, programada para agosto.

Desde 2024, a Defensoria Pública acompanha a realização das conferências estaduais, municipais e livres por meio de Procedimento Administrativo de Acompanhamento (PAA), com foco na promoção de políticas públicas e no enfrentamento à discriminação contra a população LGBTQIAPN+.