Rio Verde receberá unidade da maior produtora de etanol de grãos do país

Rio Verde receberá unidade da maior produtora de etanol de grãos do país
Investimento de R$ 2,5 bilhões da Inpasa deve gerar cerca de 3 mil empregos

424315-entry-0_0-1752607551.jpg
Inpasa

O governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta terça-feira (15), que a empresa Inpasa vai instalar sua primeira unidade em Goiás no município de Rio Verde. O investimento privado é estimado em R$ 2,5 bilhões e prevê a geração de cerca de 3 mil empregos, sendo mil diretos, com a construção de uma refinaria para produção de etanol de milho.

O anúncio foi feito durante videoconferência com o CEO da empresa, José Lopes, durante agenda do governador no Japão. Também participaram da reunião o prefeito de Rio Verde, Welington Carrijo; o secretário municipal de Indústria e Comércio, Denimarcio Borges; o ex-prefeito, Paulo do Vale; e o deputado estadual Lucas do Valle.

Segundo o governo estadual, a planta industrial utilizará parte da produção goiana de milho para a fabricação do etanol. A estimativa é de que mais de 2 milhões de toneladas do grão sejam absorvidas anualmente pela unidade.

A escolha por Rio Verde levou em consideração fatores como a infraestrutura logística, com rodovias duplicadas, parque industrial estruturado e disponibilidade de mão de obra qualificada. As negociações para a implantação da usina duraram cerca de um ano.

SOBRE A EMPRESA

Fundada em 2006 no Paraguai e presente no Brasil desde 2018, a Inpasa atua como biorrefinaria de etanol de grãos, com unidades nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A planta de Rio Verde será a primeira em território goiano e terá capacidade para processar até 35 mil toneladas diárias de milho e sorgo, além de armazenar até 6,2 milhões de toneladas de grãos.