O governador Daniel Vilela entregou, nesta quinta-feira (25/6), em Goiânia, mais de 170 veículos, bicicletas elétricas, cadeiras de rodas e equipamentos de saúde destinados a 156 municípios goianos. Com investimento de R$ 108 milhões do Tesouro Estadual, a ação integra a terceira etapa do Programa Goiás do Crescimento e do Empreendedorismo. Segundo o governador, a iniciativa foi "criada para atender diretamente aquelas demandas específicas das prefeituras".
Coordenada pela Secretaria de Estado de Relações Institucionais (Serint), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a entrega busca fortalecer a infraestrutura da saúde, da mobilidade, do desenvolvimento econômico e da prestação de serviços públicos nos municípios. "Muitas vezes as pessoas olham para um carro ou um equipamento e imaginam que ele tem pouca relevância, mas é justamente ele que permite que muitos serviços públicos aconteçam. Estamos entregando veículos, máquinas e mais de 700 bicicletas elétricas que vão facilitar o trabalho dos agentes de saúde e de diversos servidores municipais", afirmou Daniel Vilela. O governador destacou ainda que Goiás consolidou um modelo de gestão municipalista, com ênfase na parceria entre Estado e prefeituras.
Pela Serint, foram entregues mais de 100 veículos, entre carros, caminhonetes, tratores, caminhões, motocicletas e micro-ônibus. Para o secretário de Relações Institucionais, Armando Vergílio, o programa representa uma estratégia permanente de fortalecimento das gestões municipais. "A Serint nasceu com uma missão muito clara: construir pontes entre o Governo de Goiás e os municípios. Cada convênio firmado representa uma obra que sai do papel, uma estrada recuperada, um equipamento entregue e mais dignidade chegando à vida das pessoas", disse.
A SES destinou aos municípios mais de 70 veículos, entre carros e ambulâncias, além de 700 bicicletas elétricas, 212 cadeiras de rodas e sete aparelhos de ultrassonografia. Os equipamentos vão fortalecer o atendimento regionalizado, ampliar o suporte às equipes da Estratégia Saúde da Família e facilitar o trabalho dos agentes comunitários.
Para o presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar, o diferencial da atual gestão é transformar convênios em entregas concretas. Representando a Associação Goiana de Municípios (AGM), o prefeito de Flores de Goiás, Altran Lopes, também ressaltou a atuação conjunta entre Estado e prefeituras.
Desde sua criação, em dezembro de 2025, o Programa Goiás do Crescimento e do Empreendedorismo contabiliza mais de 350 convênios quitados ou em andamento e ultrapassa R$ 300 milhões em investimentos destinados aos municípios. Na primeira etapa, o Governo de Goiás entregou ambulâncias, caminhões basculantes e outros veículos para 206 municípios, com investimento de R$ 180 milhões. Na segunda etapa, realizada em março deste ano, 56 municípios foram contemplados com aproximadamente 80 veículos, em investimentos próximos de R$ 20 milhões.
Fonte: Agência do Governo de Goiás