Goiás lança Portal Reutilize na segunda (30/06): plataforma centraliza reaproveitamento de bens públicos

O Governo de Goiás lança na próxima segunda-feira (30/06) o Portal Reutilize, plataforma digital criada para modernizar a gestão patrimonial e facilitar a transferência de bens móveis entre órgãos e entidades da administração pública estadual. A ferramenta foi desenvolvida para tornar mais ágil, transparente e eficiente o reaproveitamento de itens públicos sem utilização. A apresentação ocorrerá durante a reunião dos Gestores de Patrimônio Mobiliário, promovida pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), às 9h30, no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. O Portal Reutilize automatiza procedimentos previstos na legislação estadual de desfazimento de bens móveis e cria um ambiente digital para que órgãos da administração direta, autarquias e fundações disponibilizem e consultem itens considerados ociosos ou sem utilização. A plataforma foi criada para ampliar o reaproveitamento do patrimônio público antes da adoção de outras formas de destinação dos bens. Com a nova ferramenta, procedimentos que hoje dependem de comunicações formais e consultas descentralizadas passam a ocorrer em um único sistema, facilitando a identificação de demandas e de oportunidades de transferência entre órgãos estaduais. Além de simplificar os processos de movimentação de bens móveis, o Portal Reutilize reforça a transparência das transferências realizadas entre órgãos públicos. A expectativa é de que a ferramenta contribua para a redução de custos administrativos ao estimular o aproveitamento de itens já disponíveis na estrutura governamental, evitando aquisições desnecessárias. A iniciativa também está alinhada a práticas de sustentabilidade, ao prolongar a vida útil dos bens e incentivar o uso eficiente dos recursos públicos. O lançamento ocorrerá durante encontro com gestores e servidores responsáveis pela área patrimonial da administração estadual. Além da apresentação do Portal Reutilize, o encontro abordará temas relacionados ao Inventário 2026, com foco no fortalecimento do controle e da gestão dos bens móveis no âmbito do Governo de Goiás. Serviço: Lançamento do Portal Reutilize e reunião dos Gestores de Patrimônio Mobiliário. Data: 30/06. Horário: 9h30. Local: Auditório Mauro Borges, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Fonte: Agência do Governo de Goiás