R$ 78 mi para o Ceia-UFG: maior centro de IA da América Latina já atraiu R$ 500 mi e gerou mais de 5 mil empregos

O governador Daniel Vilela anunciou, na quinta-feira (25/6), um novo ciclo de investimentos de R$ 78 milhões no Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (Ceia-UFG), com o objetivo de consolidar o estado como referência nacional em inovação. Maior centro de pesquisa em inteligência artificial da América Latina, o Ceia-UFG já atraiu cerca de R$ 500 milhões em investimentos privados para Goiás e contribuiu para a geração ou indução de mais de 5 mil empregos ao longo de sua trajetória.

Com mais de 100 empresas clientes — entre Google, Vivo, WEG, Cemig, Positivo Tecnologia, Natura, iFood, Volkswagen Caminhões e Ônibus, TV Globo, Itaú, Bancorbrás, Recovery e Falconi — o centro desenvolve soluções para energia, infraestrutura, tecnologia, saúde, comunicação, logística e mercado financeiro. Suas tecnologias alcançam aproximadamente 150 milhões de pessoas no Brasil e também são utilizadas no Canadá, Irlanda e Malásia.

“Goiás está bem na frente de todos os estados porque temos buscado trazer para cá parceiros estratégicos”, afirmou o governador. Segundo ele, a nova etapa de investimentos fortalecerá o desenvolvimento de soluções inovadoras para o governo, ampliará a capacidade de pesquisa do centro e projetará ainda mais a instituição no cenário internacional.

O aporte permitirá ampliar pesquisas, implantar projetos estratégicos e acelerar o desenvolvimento de soluções em inteligência artificial para o setor público e a iniciativa privada. Para o período de 2026 a 2031, a parceria entre o governo estadual e o Ceia-UFG marca a expansão das atividades do centro e reforça a estratégia da gestão, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), de posicionar Goiás como principal polo de IA do país. Dos R$ 78 milhões previstos, R$ 40 milhões serão destinados à implantação de um AI Data Center e de um laboratório de veículos autônomos, ampliando a capacidade computacional para pesquisadores, estudantes, empresas e órgãos públicos parceiros.

Entre os projetos em curso, a TV Globo — maior empresa de comunicação do país — desenvolve com o Ceia-UFG uma ferramenta de geração de audiodescrição de cena com uso de IA, para ampliar a acessibilidade de conteúdos. Outra iniciativa detecta e corrige automaticamente “vazamentos” nas filmagens, como microfones ou fios que apareçam nas imagens.

Também em parceria com o centro, a Cilia Tecnologia, empresa goiana referência em soluções digitais para o setor automotivo, criou o projeto “Aprendizado de Máquina com Imagens Sintéticas de Veículos”. A tecnologia reconhece padrões de amassados e quebras com precisão suficiente para que seguradoras e oficinas gerem orçamentos e avaliem indenizações a partir de uma foto de celular enviada pelo motorista. A solução foi eleita o projeto mais inovador da indústria brasileira pelo Prêmio Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), por transformar o mercado de seguros e facilitar a vistoria de carros em quase todas as seguradoras do país.

“Estamos muito otimistas de continuar fazendo de Goiás o estado vanguardista na IA. Em breve, lançaremos o Distrito de Inovação de Inteligência Artificial. O Ceia-UFG colabora muito com o nosso Estado e com o governo porque todas as empresas que têm buscado construir as suas soluções aqui também são convidadas a se instalar em Goiás”, acrescentou Daniel Vilela.

Para o investidor e influenciador goiano Raul Sena, que reúne mais de 700 mil seguidores em uma de suas redes sociais, o Ceia-UFG “é referência para o mundo todo”. “Esses caras produzem um trabalho incrível”, disse, ao destacar que empresas têm financiado, por meio de parcerias público-privadas, o desenvolvimento de soluções no centro.

Fonte: Agência Goiás