Goiás abre mais de 16 mil empresas em setembro e ultrapassa 1,35 milhão de negócios ativos

Goiás registrou a abertura de 16.572 novas empresas em setembro de 2026, segundo dados da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg). Os novos negócios somam mais de R$ 1,7 bilhão em capital social declarado e contribuem para ampliar o ambiente empresarial do estado.

Do total de empresas abertas no mês, 25 têm ao menos um sócio de nacionalidade estrangeira. Os registros envolvem empreendedores de 15 países.

Das 16.572 empresas abertas em setembro, 12.921 são microempreendedores individuais (MEIs) e 3.651 correspondem a outras naturezas jurídicas. Os negócios abrangem diferentes segmentos da economia.

Para o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, os números demonstram a força do ambiente de negócios goiano e sua conexão com o mercado internacional.

“A abertura de mais de 16 mil empresas em um único mês demonstra a força e a diversidade do ambiente de negócios de Goiás. A participação de sócios estrangeiros nesse movimento também revela que o estado está inserido em uma dinâmica econômica cada vez mais conectada ao mercado internacional”, afirmou.

Com o resultado de setembro, Goiás chegou a 1.359.399 empresas ativas, sendo 726.846 MEIs e 632.553 empresas de outras naturezas jurídicas. O tempo médio para abrir uma empresa no estado é de 19 horas. No Brasil, o processo pode levar, em média, mais de 30 horas.

Entre as atividades econômicas com maior número de novas empresas no mês estão segmentos diversos da economia goiana. O conteúdo divulgado não detalha quais foram essas atividades.

Fonte: Agência Goiás