Goiás

Ampliada parceria para trabalho de presos em parques de Goiânia

Publicado

em


A Polícia Penal de Goiás e a Prefeitura de Goiânia renovaram, nesta quarta-feira, dia 10/03, a parceria no Projeto Recuperando Pessoas e Parques, que visa promover a ressocialização de custodiados do regime aberto e semiaberto do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia e região metropolitana através do emprego.   

Na ocasião também foram anunciados novos benefícios para os detentos que trabalham fazendo limpeza, manutenção e conservação de parques e outros espaços públicos de Goiânia ou em postos administrativos. Além do salário mínimo pago a eles, a prefeitura também fornecerá vale transporte, vale refeição e outros benefícios operacionais.  

O número de vagas também foi ampliado. Segundo a Central de Acompanhamento e Formação (CAF) da Dgap, hoje 172 presos estão empregados pela prefeitura, principalmente na Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Agora serão 300 presos trabalhando por meio deste projeto.   

O Recuperando Pessoas e Parques funcionava como convênio. Agora ele funcionará como o Termo de Cooperação Técnica entre a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (Dgap) e a Prefeitura de Goiânia. Durante a solenidade, o diretor-geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel Franz Rasmussen, e o prefeito de Goiânia, Rogério da Cruz, assinaram o termo, que consolidará esta parceria por mais cinco anos.  

READ  Plenário aprova Título de Cidadania a presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo

As novidades no Projeto Recuperando Pessoas e Parques são sustentadas pelos resultados positivos desta iniciativa. O índice de reincidência criminal entre os custodiados que participam do projeto é de 13%, um dos mais baixos do país, já que, segundo o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a reincidência nacional de presos que participam de projetos de ressocialização gira em torno de 60 a 70%.   

Para o diretor-Geral, tenente-coronel Franz Rasmussen, esta parceria é mais uma ação da Polícia Penal de Goiás para garantir a expansão das atividades de reintegração social dos detentos, criando oportunidades de trabalho e renda.

“Estamos cumprindo aqui uma determinação do governador Ronaldo Caiado ao ampliar vagas de emprego para os presos. Nossa expectativa é lançar esse projeto nas principais comarcas de Goiás abrindo aproximadamente duas mil vagas dentro deste programa”, disse o diretor-Geral. Para viabilizar estas parcerias, a Polícia Penal de Goiás iniciará um o diálogo com as prefeituras dos 30 maiores municípios do Estado.  

Polícia Penal de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA