Distrito Federal

Aniversário do Guará ganha programação especial on-line

Publicado

em


O Guará celebra 52 anos de fundação nesta quarta (5), e, devido às restrições da pandemia, a administração regional desenvolveu uma programação on-line junto à comunidade e outros órgãos do GDF para comemorar a data.

Cidade foi fundada em 5 de maio de 1969, inicialmente para abrigar funcionários do GDF | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

“Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, não poderíamos deixar de comemorar o aniversário da cidade” Luciane Quintana, administradora do Guará

Serão transmitidas atividades com profissionais da área do esporte, saúde mental, artesanato, aí incluídas palestras. Na manhã desta quarta, houve uma carreata com apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros e uma sessão solene proposta pelo deputado Delmasso, vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, em homenagem aos moradores que desempenham papéis importantes na comunidade.

A administradora da cidade, Luciane Quintana, ressalta: “Estamos em mais um ano desafiador, mas, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, não poderíamos deixar de comemorar o aniversário da cidade. O momento que o mundo atravessa pede por esperança, e acreditamos que, mesmo ainda distantes fisicamente, podemos levar para as pessoas conhecimento e leveza”.

Confira, abaixo, a agenda especial de aniversário.

Programação –  52 anos do Guará

Exposição Guará das Antigas

  • Local: Feira do Guará. Visitação até domingo, das 9h às 18h, durante todo este mês.

Lançamento da coletânea Uivo Guará 2021

  • Lançamento do canal no YouTube para postar as músicas, com dois vídeos semanais, além das principais plataformas de streaming de música.

Live: Aula de fundamentos da capoeira

READ  Parcerias entre comunidade e governo são sucesso em Vicente Pires

Sessão Solene da Câmara Legislativa do DF

Live: Saúde mental: como lidar com a crise de ansiedade

Drive-thru do lixo eletrônico – Reciclotech

  • Data: dias 15 e 16. Ação desenvolvida por meio de parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com a Organização Social Programando o Futuro. Das 9h às 16h, em frente ao prédio da Administração Regional do Guará – SRIA QE 25, ao lado da Feira do Guará.

Live: Kangoo Dance

  • Data: dia 15, às 10h, no Instagram da Administração do Guará.

Live Fitdance

  • Data: dia 18, às 20h, com a professora Cinthya Almeida. No Instagram da Administração do Guará.

Live: Primeiros socorros em casa

  • Data: dia 18, às 15h, com representantes do Corpo de Bombeiros Militar do DF, no Instagram da Administração do Guará.

Live: Como identificar um agressor

Turismo em Ação – Inauguração do Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

  • Data: dia 25, às 9h, na Administração Regional do Guará ao lado da Feira do Guará (Guará II). Programa da Secretaria de Turismo (Setur) vai inaugurar o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na Administração Regional do Guará e entregar as carteiras profissionais dos artesãos da cidade.
READ  Programa estimula liderança feminina na inovação cientifica

Encerramento do Curso de Síndico

  • Data: dia 26, às 19h, via Plataforma Zoom.

Culto de Ação de Graças

  • Data: dia 30, às 10h, na Igreja Batista Filadélfia – EQ 24/26  Área Especial B – Guará II. O culto também poderá ser assistido on-line, pelo canal da igreja no YouTube.

Histórico

A região administrativa do Guará foi fundada em 5 de maio de 1969 com o objetivo inicial de abrigar funcionários públicos do Governo do Distrito Federal (GDF). Com o passar dos anos e o crescimento populacional, o Guará alcançou grande desenvolvimento social e econômico.

Segundo o relatório da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) de 2018, feito pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), a população urbana da RA Guará era de 134.002 pessoas.

As terras onde o Guará foi implantado pertenciam à antiga Fazenda Bananal, então integrantes ao município de Planaltina (GO). O nome tem como origem o Córrego Guará, que banha a região, que por sua vez foi batizado como referência ao lobo-guará, espécie comum no cerrado brasileiro. A palavra guará deriva do tupi auará, que significa “vermelho” e é associada tanto ao lobo-guará quanto à ave de mesmo nome.

A Feira Permanente do Guará foi criada em 1983 e, até hoje, é símbolo da cidade e um dos centros de compras mais tradicionais do DF.

*Com informações da Ascom Guará

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA