Política

Antônio Gomide analisa projeto da Saneago e se manifesta contrário à vinda da Copa América ao Brasil

Publicado

em


O deputado Antônio Gomide (PT), foi primeiro e único deputado a usar a tribuna durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária que está sendo realizada na manhã desta quinta-feira, 2. Na oportunidade o parlamentar questionou o projeto de nº 5208/21, da Governadoria, que altera a lei de criação do Saneamento de Goiás S/A (Saneago) e também criticou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) quanto à realização da Copa América no Brasil.

Primeiramente o deputado lamentou a decisão do governador Ronaldo Caiado (DEM) em acatar um pedido do presidente da República para que Goiás possa se tornar uma das sedes da Copa América. “A Copa América nesse momento está sendo chamada de Cova América, e Goiás acaba acatando esse evento exatamente porque o governo Ronaldo Caiado está refém do governo Bolsonaro tentando buscar entrar no Regime de Recuperação Fiscal e , por isso, não pode desagradar ao presidente da República”, apontou Gomide.

Segundo o parlamentar, o povo goiano está sofrendo aquilo que a Colômbia e a Argentina se negaram. “O Brasil acata e Goiás se vê agora obrigado abraçar a COVID-19 na terceira onda. O governador Ronaldo Caiado que deveria dar o exemplo. Como médico poderia neste momento ter negado e, inclusive, ter dado um gesto no sentido do juramento que fez na defesa da vida. O futebol é uma paixão do Brasil, porém, mais do que paixão brasileira, nós temos a paixão pela vida e nesse momento seria uma grande atitude se o governador não tivesse aceitado essa decisão, como um gesto em defesa do isolamento e em defesa do povo goiano. Infelizmente ele fez o contrário”, lamentou o deputado.

READ  Helio de Sousa se manifesta contra o ingresso de Goiás ao RRF

Após a abordagem sobre a Copa América, Antônio Gomide entrou na discussão do projeto que altera a lei de criação da Saneago.  O deputado alertou que a matéria visa, segundo ele, permitir que a estatal possa realizar novos arranjos institucionais. “O governador disse que não venderia as ações majoritárias para empresas privadas, nós temos uma lei onde está muito claro que as ações poderiam ser vendidas até 49%, e nesse momento estamos aprovando um projeto que coloca em jogo exatamente a venda da Saneago. Da forma que está empresas privadas podem ter as ações majoritárias”, alertou.

Gomide questionou se o governador realmente conversou com os prefeitos que são os titulares das concessões de saneamento no estado de Goiás. “Pois eu conversei com pelo menos quatro prefeitos de grandes cidades e ninguém sabe disso. Na verdade todos imaginavam que a Saneago seria responsável pelas ações majoritárias e nesse momento, sem qualquer debate em audiência pública, nós estamos vendo o governo Ronaldo Caiado entregar a Saneago como já entregaram a Celg”.

READ  Comissão de Segurança Pública

Para o parlamentar a medida é um equívoco pois entrega ao setor privado um serviço essencial ao povo goiano. “Água tratada e esgoto sanitário não é mercadoria para a empresa privada. As cidades pequenas que necessitam da Saneago, em um subsídio cruzado, onde as cidades maiores compensam prejuízos de cidades menores. Por isso nós somos contra esse projeto que está tramitando nesta casa”, finalizou o deputado.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA