Nacional

Após Brasil superar 4 mil mortes por Covid, Bolsonaro ironiza termo ‘genocida’

Publicado

em


source
Após Brasil superar 4 mil mortes por Covid, Bolsonaro ironiza termo 'genocida'
Marcos Corrêa/PR

Após Brasil superar 4 mil mortes por Covid, Bolsonaro ironiza termo ‘genocida’

No dia em que o Brasil registrou pela primeira vez mais de 4 mil mortes por Covid-19 em 24 horas,  o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar as medidas restritivas adotadas por alguns estados para conter a transmissão da doença e ironizou o termo “genocida”, utilizado por alguns oposicionistas para caracterizar sua atuação.

As declarações foram feitas pelo presidente durante conversa com alguns apoiadores que o esperavam na saída do Palácio do Planalto nesta terça-feira. Na conversa, Bolsonaro lembra que seus críticos já o classificaram no passado como homofóbico, racista, fascista e torturador e agora colocaram a alcunha de genocida, termo que significa “aquele que causa a morte de um grupo numeroso de pessoas em pouco tempo.”

“Agora… agora é o quê? Agora eu sou aquele que mata muita gente, como é que fala? Genocida! Agora eu sou genocida”, riu o presidente.

Assista na íntegra a seguir:


Nesta terça-feira, o Brasil registrou pela primeira vez desde o início da pandemia mais de 4 mil mortes em um dia: foram 4.211 óbitos. Desde o início de março, o sistema de saúde de todo o país se aproxima do colapso, com pessoas morrendo sem conseguirem transferência para leitos de terapia intensiva. Há duas semanas, o Brasil atingiu outra marca trágica na pandemia, ao ter mais de 3 mil mortes em um único dia.

READ  Contratações de consignado no Auxílio Brasil devem começar em setembro

Você viu?

No encontro com apoiadores, Jair Bolsonaro ouviu relatos de apoiadores que defenderam a postura do presidente durante a pandemia. O presidente desde o início do surto do novo coronavírus tem criticado medidas restritivas, como o fechamento do comércio.

Um dos apoiadores, que disse ser empresário do estado de São Paulo, relatou as dificuldades no estado após o decreto do governador João Doria (PSDB), que suspendeu o funcionamento de serviços não-essenciais na tentativa de segurar o aumento de casos. Ao presidente, ele disse que “acabaram com o estado de São Paulo”. Bolsonaro, então, respondeu que “uma pessoa” teria acabado com o estado.

Para criticar as medidas, o presidente citou uma suposta pesquisa que já compartilhou nas redes sociais, que indicam que aqueles que praticam atividades físicas são oito vezes menos propensos a ter problemas causados pela Covid-19. Segundo o presidente, o isolamento poderia causar outros problemas piores que a doença como, por exemplo, hipertensão.

“Tem uma pesquisa recente, parece ser verdadeira, que quem tem uma vida saudável, é oito vezes menos propenso a ter problemas com a Covid. Quando você prende o cara em casa, duvido que não aumentou um pouco de peso. Até eu aumentei um pouco a barriga”, disse Bolsonaro.

READ  Desfile das campeãs do carnaval de SP terá oito escolas

O presidente afirmou que São Paulo é o estado que mais fecha o comércio, mas que é o que tem o maior número de mortes proporcionalmente.

A informação, contudo, é falsa. Em números absolutos, São Paulo tem o maior número de mortes por coronavírus, mas não proporcionalmente. O estado registrou 166 óbitos por Covid-19 a cada 100 mil habitantes.

Entretanto, nove estados têm uma taxa maior que São Paulo, segundo o sistema MonitoraCovid, da Fiocruz, como o Rio de Janeiro, o Amazonas e o Distrito Federal.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA