Política

Aprovada em primeira fase projeto do que adequa unidades escolares indígenas

Publicado

em

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou durante a votação da Ordem do Dia da sessão ordinária híbrida dessa quarta-feira, 08, a propositura nº 10081/22, de iniciativa da Governadoria, cujo objetivo é alterar a Lei nº 14.812, de 2004 e assim adequar a denominação da unidade escolar de “escolas” para “colégios” estaduais.

O governador Ronaldo Caiado (UB), no documento, explana que a categoria escola engloba apenas o ensino fundamental enquanto colégios ofertam, ainda, ensino médio. A iniciativa foi proposta pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para regularizar as unidades de ensino, em especial as que atendem ao ensino superior indígena em zonas rurais, visando adequar essas unidades ao projeto político-pedagógico do estado. Titular da pasta, Fátima Gavioli apontou que a alteração contempla o Projeto Goiás Intercultural e atende a meta nove do Plano Estadual de Educação.

A Procuradoria-Geral de Estado (PGE) atestou a viabilidade jurídica da matéria. “A denominação e a alteração de próprios, vias e logradouros públicos, pautados em critérios de conveniência e oportunidade, são da competência comum dos Poderes Executivo e Legislativo, no âmbito de suas atribuições”, informou a PGE.

READ  Adequações na organização judiciária são publicadas no Diário Oficial

Se aprovado pelos legisladores, as unidades escolares indígenas de Maurehi, da aldeia Buridiana, no município de Aruanã, aldeia Avá-Canoeiros, no município de Minaçu e Cacique José Borges, da reserva indígena do Carretão, nos municípios de Nova América e Minaçu passarão a se chamar colégios estaduais.

A matéria deverá passar por mais uma fase de votação em plenário, antes de ser encaminhada para apreciação do governador Ronaldo Caiado (UB).

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA