Política

Assembleia divulga série “Os tipos de normas”, das redes sociais da Casa Civil. Resolução é o destaque dessa semana

Publicado

em


Empenhadas em esclarecer, de forma simples e direta, as normas vigentes e a legislação em Goiás, a Secretaria de Estado da Casa Civil e Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) se uniram para a divulgação da série “Os tipos de normas”. As postagens são feitas, semanalmente, e contam com vídeos didáticos de um minuto cada. A publicação desta segunda-feira, 18, destaca o que é uma Resolução.

As resoluções são propostas que servem para regulamentar as matérias de competência do Poder Legislativo e, em via de regra, não há a intervenção do chefe do Executivo em nenhuma etapa do procedimento. Podemos dizer que a resolução é uma norma jurídica destinada a assuntos de caráter político, processual e administrativo que produzem efeitos internos à Casa Legislativa.

Segundo a Constituição do Estado de Goiás, a elaboração do Regimento Interno da Assembleia Legislativa; a organização e o funcionamento da polícia legislativa; a criação, a transformação ou a extinção de cargos da própria Assembleia devem ser feitos por resoluções.

Os projetos de resolução, em via de regra, estarão sujeitos a uma só fase de discussão e votação do Plenário, e precisa apenas ser promulgado pelo presidente ou pela Mesa Diretora da Alego para entrar em vigor.

READ  Sessão especial na Assembleia Legislativa irá comemorar o centenário do PC do B na segunda-feira, 4, às 19 horas

Se você quiser entender melhor as normas vigentes e o processo legislativo goiano basta acompanhar as postagens da série “Os tipos de normas”, nas redes sociais da Casa Civil e, também, aqui no site do Parlamento estadual. 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA