Geral

Atleta brasiliense marcha em busca do pódio em Tóquio

Publicado

em


Um dos melhores marchadores do mundo, o atleta já tem no currículo duas medalhas de bronze e uma de prata

Chegou o momento de uma das principais promessas de medalhas de atletas do Distrito Federal entrar em ação nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O brasiliense Caio Bonfim disputará, nesta quinta-feira (5), a partir das 4h30 (horário de Brasília), a prova de 20 km da marcha atlética, marcando sua terceira participação consecutiva no maior torneio esportivo do mundo. A ideia é alcançar o pódio, meta que quase foi superada na última edição do Rio de Janeiro, quando ele ficou com a quarta colocação.

Caio Bonfim (Brasil), medalha de prata nos 20km da marcha atlética nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Local: Miraflores, em Lima, Peru. Data: 04.08.2019. Crédito obrigatório: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br
Caio Bonfim, em foto tirada nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru) de 2019, antes da pandemia | Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Beneficiado pelos programas Bolsa Atleta e Compete Brasília, da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), Caio Bonfim se destaca como um dos melhores marchadores do mundo e o maior da história do Brasil. Ele faz parte do Centro de Atletismo de Sobradinho (Caso), coordenado por seus pais e técnicos, João Bonfim e Gianetti Sena – primeira brasileira a ganhar uma medalha internacional na modalidade. No currículo do esportista de 30 anos estão duas medalhas de bronze – uma no Mundial de 2017 e outra nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 – e uma de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

READ  Governo do Tocantins busca ferramenta tecnológica para criar sistema integrado de informações do agronegócio

“O cenário no ano passado estava muito mais difícil, muito obscuro, com várias provas canceladas; e, com as Olimpíadas adiadas, deu mais tempo para planejarmos mais”, comentou o atleta em abril, durante visita à SEL. “Hoje estamos fazendo menos provas, mas estou usando esse tempo para treinar ainda mais –na rua, na área rural, na esteira em casa, improvisamos de acordo com a situação. Estamos nos adaptando, porque as coisas mudam muito rapidamente.”

Treinamento local

“Sabemos como ele é um atleta focado, disciplinado e resiliente, além de ser a cara da nossa cidade. Tem tudo para voltar de Tóquio com medalha” Giselle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer

Dos oito atletas que representam o Distrito Federal nos Jogos Olímpicos, Caio Bonfim é o único que nasceu e continua treinando na cidade, especificamente no Estádio Augustinho Lima. No ano passado, devido à pandemia, o marchador precisou substituir o treinamento na rua pela esteira em casa. Dentro da equipe de atletismo brasileira que disputará a prova com Caio, estão os esportistas Lucas Mazzo, de Belém (PA), e Matheus Corrêa, de Blumenau (SC).

READ  Genarc faz operação na POG e apreende R$ 10 mil em cela e celulares

A secretária de Esporte e Lazer (SEL), Giselle Ferreira, acredita no bom momento esportivo do brasiliense para conquistar o pódio na marcha atlética do país. “As marcas do Caio são incríveis”, avalia. “Sabemos como ele é um atleta focado, disciplinado e resiliente, além de ser a cara da nossa cidade. Tem tudo para voltar de Tóquio com medalha”.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA