Política

Audiência em apoio à campanha de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço será na 5ª feira por iniciativa de Gustavo Sebba

Publicado

em


A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), presidida pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB) promove, na próxima quinta-feira, 15, às 9h30, audiência pública em apoio à Quinta Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço – Julho Verde. O evento será realizado atendendo a solicitação da Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil) e terá forma híbrida, no auditório Solon Amaral e com participações on-line.

Além de Gustavo Sebba, a mesa será formada, presencialmente, pelo presidente do Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES-GO), Venerando Lemes de Jesus, e pelo presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Paulo Roberto Cunha Vencio. Entre as participações online de palestrantes estão representantes do Ministério Público, da ACBG e da Secretária de Saúde do Estado de Goiás, além de médicos especialistas no assunto. O Link de acesso à audiência pública virtual é alego.play.com.br.

De acordo com Gustavo Sebba, a audiência está embasada em projeto de lei de sua autoria que institui, também em Goiás, o Julho Verde. Sebba, que é médico, destaca que os diversos tipos de câncer que afetam cabeça e pescoço, quando somados, representam a segunda causa de morte por doenças no Brasil, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares. “Além disso, esse tipo de câncer costuma gerar um constrangimento público que afeta bastante a vida social das pessoas acometidas, já que, em regra, não tem como esconder seus tumores, quando eles se encontram em uma parte do corpo tão evidente”, pontua.

O parlamentar explica, ainda, que o tratamento é muito caro e complexo, sendo necessário o acompanhamento de inúmeros profissionais, desde cirurgiões e médicos, até dentistas, fonoaudiólogos e psicólogos. “O custo do tratamento afeta principalmente a população de baixa renda, e foi por isso que propus essa campanha, voltada à conscientização, prevenção e enfrentamento de preconceitos que podem ser sofridos pela pessoa com câncer”, esclarece.

READ  Cabral propõe programa preparatório para o Enem destinado a estudantes de baixa renda

O presidente da Comissão de Saúde frisa, também, que essa é uma campanha que vem sendo reforçada em nível nacional e Goiás não poderia chegar atrasado nesse assunto. “É por isso que, além das ações, também apresentei à Mesa Diretora o projeto de lei que trata sobre a temática”, finaliza.

A quinta edição da campanha nacional é realizada pela ACBG em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP). Em 2021, o evento utiliza o slogan “O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê”. A mensagem visa conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e atenção aos primeiros sinais e sintomas da doença para obtenção de um diagnóstico precoce, ampliando as taxas de cura com menos sequelas. 

Essa data foi instituída pela SBCCP, no mês em que celebra o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço (27/07), para alertar para a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce. Segundo a ACBG, a partir do debate com a população sobre os riscos e as formas de prevenir a doença, busca-se diminuir o número de casos.

Decoração

No dia 1° de julho, a Comissão de Saúde deu início às ações da campanha “Julho Verde”. O prédio da Alego recebeu decoração interna e externa com itens da cor verde, reforçando o apoio à campanha nacional. O prédio também recebeu uma iluminação com luzes verdes.

READ  Humberto Teófilo pede abertura de galerias para participação presencial do público durante sessões

Além disso, os servidores da Alego também receberam material informativo sobre a doença e as maneiras de prevenir esses tipos de tumores. Foram distribuídos, ainda, laços verdes, que simbolizam a campanha, para todos os servidores que estão trabalhando presencialmente na Assembleia Legislativa.

Prevenção

A campanha Julho Verde foi iniciada em 2016 pela SBCCP e o Instituto Nacional do Câncer (Inca). De acordo com dados do Instituto, o câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais incidente no Brasil tanto em homens quanto em mulheres.

O dia 27 de julho foi escolhido para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço durante o 5º Congresso Mundial da Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço, realizado em Nova Iorque (EUA), em 2014. O evento reuniu especialistas de todo o mundo.

Palestrantes Convidados

Melissa do Amaral Ribeiro de Medeiros – presidente da ACBG Brasil.

Tema: Campanha Julho Verde e a Importância do Diagnóstico Precoce. 

Glenda Morgana – cirurgiã de cabeça e pescoço do hospital Araújo Jorge.

Tema: O Que É o Câncer de Cabeça e Pescoço; Laringite e Palato como Foco de Expansão (Sequelas). 

Sandro Rogério Batista   – superintendente de Atenção Integral à Saúde-GO. Representante da Secretaria de Saúde de Estado de Goiás.

Tema: Processo de Padronização de Reabilitação Fonatória e Pulmonar em Goiás. 

Ana Paula Guedes Werlang – Jurídico da ACBG Brasil.

Tema: Fundo de Combate ao Câncer.  

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA