Cidades

Autódromo de Goiânia faz 47 e homenageia personagens do automobilismo estadual

Publicado

em


O Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna completou, nesta quarta-feira (28/07), 47 anos de inauguração. Para comemorar a data, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), realizou um evento na praça esportiva, homenageando figuras marcantes do automobilismo e motociclismo goiano. Foram feitas artes em grafite para representar personalidades que fizeram parte da história do local, em reconhecimento à contribuição dada por eles para a modalidade no Estado.

O secretário de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, participou da cerimônia e falou sobre a importância histórica da construção do Autódromo de Goiânia, inaugurado em 1974: “É um marco na nossa história. O então governador Leonino Di Ramos Caiado foi visionário em fazer esta obra, que alavancou o nosso Estado, não só do ponto de vista esportivo, como também em outras áreas, como turismo e economia. Hoje continuamos sendo referência no automobilismo nacional, e isso nos enche de orgulho”, ressaltou o titular da pasta.

Receberam homenagens figuras importantes do automobilismo goiano, que contribuíram para a história da modalidade. O secretário Henderson Rodrigues enalteceu a importância deste reconhecimento. “Se o autódromo tem toda essa relevância é por causa das pessoas que construíram esta história. Nada mais justo do que homenagear essas figuras marcantes que fizeram do esporte alegria para o povo goiano”, completou.

READ  Caiado abre Campanha de Vacinação contra Aftosa e Raiva

Um dos homenageados foi Edmar Ferreira, campeão latino-americano e tricampeão brasileiro de motovelocidade, que participou do evento de inauguração do Autódromo de Goiânia. “Foi uma alegria muito grande para a gente a construção na época. Vieram vários pilotos de fora para uma festa que parou a cidade. Em Goiânia, eu participava de corridas de rua desde 1960, na Avenida 24 de Outubro, Avenida Araguaia. Quando o autódromo começou a ser construído foi criada uma alta expectativa”, relembrou o ex-piloto.

Outros nomes que receberam as homenagens: os pilotos Alencar Júnior, Roberto Boettcher, João Ricardo Reis, Armando César e Geraldo Gomes Assunção, que foi funcionário do autódromo por 39 anos. O jornalista Fernando Campos, especializado em automobilismo, foi representado com uma arte na sala de imprensa, que agora leva o seu nome. Também receberam homenagens póstumas os pilotos Matheus Barbosa, Indy Muñoz, Romeu Calil e Laércio Justino, além de Marcos Veiga Jardim, que foi um dos responsáveis pelo projeto de construção do espaço.

READ  Prefeitura de Goiânia mobiliza moradores para que participem do Censo Demográfico 2022

História

Considerada umas das principais praças esportivas do tipo no continente sul-americano, o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna é um dos mais importantes do Brasil. Os maiores pilotos nacionais, e muitos internacionais, já aceleraram por suas seguras retas e curvas.

Inaugurado em 28 de julho de 1974, o Autódromo de Goiânia esteve sempre na rota dos principais eventos e competições de automobilismo, motociclismo e ciclismo do país. Sediou também testes e feiras da indústria desses segmentos.

Ao longo desse período, o circuito goiano alojou competições das principais categorias nacionais e internacionais. O ponto alto foi a realização dos três primeiros Grandes Prêmios Brasil de Motociclismo, realizados entre 1987 e 1989. Além disso, o Autódromo de Goiânia sediou também provas da Fórmula 3 Sul-Americana, Stock Car, Copa Truck, Fórmula Ford, Fórmula Chevrolet, Marcas e Turismo, entre outras categorias.

Fotos: Mantovani Fernandes

Fonte: Seel – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA