Política

Avisa que é ela! A árvore caviúna é a protagonista dessa semana da série “Eu amo Cerrado”, nas redes sociais da Casa

Publicado

em


A campanha “Eu amo Cerrado”, nas redes sociais do Legislativo goiano, destaca, nessa semana, a caviúna do Cerrado, uma espécie cuja madeira é usada tanto na construção civil quanto na indústria de móveis. É muito útil, também, para o reflorestamento e paisagismo. A caviúna é mais uma árvore mostrada na campanha, que visa revelar toda a diversidade do Cerrado brasileiro, contribuindo, assim, para a preservação do bioma.

A caviúna do Cerrado é mais uma daquelas espécies com múltiplas utilidades. Mas mesmo que não fosse, só a imponência e a beleza singela, própria das árvores do Cerrado, bastariam para justificar sua presença na natureza. Aliás, a formosura da espécie fez dela uma das queridinhas de projetos de paisagismo, em ambientes que podem se dar ao luxo de ter árvores com altura entre oito e16 metros. 

O tronco é marmorizado, a ramagem é esgarçada, mas é a cor verde-azulada, de tonalidade clara das pequenas folhas, que chama mais a atenção. Além disso, a espécie apresenta bom potencial para plantios em áreas degradadas, juntamente com outras espécies, visando a recomposição arbórea de áreas de preservação permanente, pois se adapta muito bem a terrenos pedregosos e secos. Tem desenvolvimento considerado moderado (tanto em mudas quanto na natureza). Floresce de novembro a janeiro e frutifica entre julho e setembro.

READ  Balada Responsável autua 170 por embriaguez ao volante no fim de semana

Para quem não está interessado em fazer um agrado ao olhar, ao apreciar os encantos da espécie, mas sim no valor comercial da madeira, também tem na Dalbergia miscolobium, uma boa alternativa. Sua madeira é pesada, muito resistente e decorativa. Por esse motivo é própria para a confecção de mobiliário de luxo, acabamentos internos em construção civil (tábuas e tacos para assoalhos, molduras, portas, rodapés), peças torneadas, instrumentos musicais, entre outros objetos e usos. 

Uma outra característica, bem ecologicamente correta, é que a espécie serve de abrigo e de ninho para diversas espécies de pássaros que, além da casa, também encontram na árvore a sua fonte de nutrição, já que eles se alimentam das sementes da caviúna. 

Como forma de interação, a postagem dessa semana pergunta se o internauta conhece essa árvore. Você pode responder à pergunta e sugerir novas espécies para as próximas postagens. Basta ir no Twitter, Facebook ou Instagram da Alego para conferir, curtir, interagir e, se gostar, compartilhar com seus contatos, ajudando, assim, a tornar nosso Cerrado mais conhecido e, com certeza, mais admirado. 

READ  O médico e pecuarista Altamiro de Moura Pacheco é o personagem da semana da campanha Por Trás do Nome

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA