Tocantins

Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina completa 19 anos

Publicado

em


Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina completa 19 anos

08/04/2021 – Mariana Ferreira/Governo do Tocantins

O Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina completa 19 anos nesta sexta-feira, 9. Referência no atendimento, o banco já atendeu, desde sua criação, mais de 14 mil bebês e realizou cerca de 378 mil atendimentos. O banco de leite, que atualmente conta com 19.746 doadoras, tem como objetivo promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, com funcionamento 24 horas.

“Amamentar nem sempre é fácil, mas é importante que a mulher saiba que nessas horas mais difíceis ela pode procurar o banco de leite. É através da amamentação que você passa todas as coisas boas que ainda estão por vir. A mulher alimenta com leite, com amor, com carinho” enfatiza a nutricionista e coordenadora do Banco de Leite do Dona Regina, Walkíria Pinheiro.

A coordenadora destaca ainda a importância do leite materno para o desenvolvimento de uma criança. “O leite materno é muito mais do que um simples alimento, ele é rico em anticorpos. Ele ajuda no crescimento, no desenvolvimento. O leite não só alimenta, ele fornece tudo o que o bebê precisa para crescer forte e saudável. É o melhor alimento que existe no mundo”.

O banco de leite atende diariamente cerca de 40 bebês, por isso, precisa da ajuda de mulheres que possam fazer a doação. “A gente precisa muito da solidariedade e da colaboração de outras mulheres que estão amamentando e que percebem que sobram um pouco de leite do peito, depois que o bebê dela mama. Essa sobra vai sendo retirada, juntada em um frasco, e doada para o banco de leite. A doação ajuda a salvar muitas vidas”, frisa Walkíria Pinheiro.

A cabelereira, Eliene de Jesus Rodrigues, conta que passou por momentos complicados no início da amamentação, mas com o auxílio de toda a equipe do Banco de Leite, conseguiu superar as dificuldades. “Foi um início muito difícil pra mim e elas me apoiaram muito, em relação ao meu leite que não descia, meu filho estava na UTI, foi um período muito difícil”.

Mais do que alimentação, o banco de leite também oferece orientação individual sobre o início da amamentação e indicações sobre posições de pega da mama e o processo de retirada do leite. “O banco de leite me ajudou, me animou com palavras assertivas. É um banco além do leite, é de terapia. Ele é muito importante para nós, mães, e para os bebês internados. Quero fazer um apelo para as outras mães, que doem o seu leite, quem puder, compartilhe”, completa Eliene de Jesus Rodrigues.

Doação

As mães que desejam ser doadoras de leite podem entrar em contato através do telefone 0800 646 8283 ou (63) 3218-7734. Após o contato, a mãe será cadastrada e receberá a visita de uma enfermeira do Banco de Leite. Um kit para a coleta será entregue à doadora, com touca, gases, máscara, materiais informativos e frascos esterilizados, bem como informações e orientações do procedimento de coleta e armazenamento do leite.

O leite que for coletado pode ficar armazenado de 7 a 10 dias. Após esse período, as mães devem comunicar o Banco para o recolhimento. Como forma de estimular a doação, a mãe que doa leite tem o direito de realizar consultas com uma pediatra e uma nutricionista do Banco de Leite para acompanhamento de seu filho até os seis meses de vida.

Edição: Thâmara Cruvinel 

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Hospital de Campanha de Ceilândia pronto para receber pacientes
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA