Goiás

Banco de Sangue do Hugol precisa de doação

Publicado

em


O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) necessita de doadores de todos os tipos sanguíneos, para a manutenção de seus estoques. 

Entretanto, a unidade do Governo de Goiás faz um apelo à população por doações de sangue do tipo O negativo (O-), cujas reservas se encontram em estado crítico devido à diminuição das doações durante a pandemia.

Pacientes graves, politraumatizados ou acometidos de doenças necessitam de reposição sanguínea, por isso o Banco de Sangue mantém o estoque de bolsas dentro de um limite satisfatório para uma assistência segura aos pacientes da unidade de saúde. 

Até dezembro de 2020, o hospital realizou 13.345.215 procedimentos, entre urgência e emergência, internações, ambulatório e equipe multidisciplinar (9.794.498), procedimentos cirúrgicos (99.135), exames (3.346.571), transfusões (55.121) e coletas de sangue (49.890).

“Tivemos uma grande diminuição de doadores, e a necessidade de sangue tem aumentado na mesma proporção da quantidade de pacientes que o hospital tem recebido. Além de ter uma entrada exclusiva, separada do fluxo hospitalar, também adotamos outras medidas preventivas”, relata Adriano Arantes, supervisor médico do Banco de Sangue.

READ  Crer, Hugol e HGG estão entre os 40 melhores hospitais do país

“É um momento de pensar no coletivo e de unir forças para superarmos esse momento, então pedimos que venham até o hospital e doem sangue e nos ajudem com essa ação extremamente importante”, conclama, ainda, Arantes. 

Para garantir a segurança dos doadores que se propuserem a esse ato de solidariedade, a Unidade de Coleta e Transfusão do hospital está realizando o agendamento prévio, para evitar aglomerações e agilizar a doação, por meio dos telefones 62 3270-6661 e 62 3270-6662. 

São requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, deve-se evitar a doação durante esse período. 

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para ser doador. E quem apresenta sintomas gripais ou de resfriado não deve doar sangue no momento.

Localizada na Região Noroeste de Goiânia, na Avenida Anhanguera, 14.527, Setor Santos Dumont, a Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol tem capacidade para atender a 60 doadores por dia, em horário especial de funcionamento: todas as semanas, de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h30, e no sábado, das 07h às 12h, exceto em dias de feriados.

READ  Gracinha participa de lançamento de programa para arrecadação de alimentos

Fonte: SES – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA