Goiás

Banco de Sanque funciona normalmente nesta semana sem Carnaval

Publicado

em


Com a suspensão do feriado de Carnaval, no dia 16 de fevereiro, conforme orientação do Governo do Estado, todas as unidades da Hemorrede Pública de Goiás funcionarão normalmente nesta semana, das 8 às 18 horas. Segundo a diretora-geral da Hemorrede, Denyse Goulart, o déficit dos estoques chegou a 37% na semana passada, e é essencial a colaboração dos voluntários para atender a demanda, que tende a aumentar neste período.

“Mesmo com a suspensão do feriado, muitas pessoas viajam para visitar familiares em outras cidades e, com isso, há um aumento no número de acidentes. Além disso, os números de casos do novo coronavírus em nosso seguem altos, o que também reflete no aumento da demanda por sangue e outros hemocomponentes”, explica a diretora.

Denyse lembra que para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 59 anos – antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. A orientação é que doadores acima de 60 anos fiquem em casa, visto que são pessoas do grupo de risco do novo coronavírus.

READ  Inscrições para o vestibular TO Graduado da Unitins encerram nesta quarta-feira, 4

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. Em relação à vacina contra o coronavírus, o prazo é de 48 horas após a tomar a Coronavac e de sete dias após a AstraZeneca. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de covid-19 devem ficar 14 dias sem doar. Já para quem for considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.

Doação agendada

Antes de sair de casa, é essencial que o voluntário faça o agendamento da doação de sangue pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457. “O agendamento é uma medida para evitar aglomerações, como ação de segurança para o doador diante da pandemia covid-19”, destaca Denyse. A ferramenta garante celeridade ao atendimento nas unidades de todo o Estado.

Serviço:
Onde doar – Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz (Avenida Anhanguera, nº 5.195, Setor Coimbra), em Goiânia, e unidades da Hemorrede no interior do Estado – Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu.
Quando doar – De segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas..
 
Thalita Braga (texto e foto)/Idtech

READ  Goiás tem 8.301 mortes e 381.899 infectados
Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA