Distrito Federal

Bikes compartilhadas vão circular no segundo semestre

Publicado

em


O secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, testou na tarde desta terça-feira (27), as bikes que irão compor o Sistema de Bicicletas Públicas Compartilhadas do Distrito Federal. E anunciou que a experiência será expandida para outras cidades de acordo com a adesão dos moradores a essa alternativa de transporte. A estação de amostra dos equipamentos está sendo testada no pátio do anexo do Palácio do Buriti e ficará sob avaliação dos técnicos da Secretaria ao longo da semana.

Está sendo finalizado o aplicativo por meio de smartphones, sem acesso por ora ao público | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“À medida que as estações forem sendo instaladas e a demanda aumentar, esperamos que o sistema seja expandido para outras cidades” Valter Casimiro, secretário de Transporte e Mobilidade

Durante a amostra, os técnicos da Secretaria verificam se as bicicletas estão de acordo com o termo de referência do processo de chamamento público. As bikes passam por testes de segurança e conforto, onde são checados os sistemas de marchas e de freios, peso, paralamas, bagageiros, e a oferta dos equipamentos de segurança definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O objetivo dos testes é oferecer equipamentos de boa qualidade ao usuário. Também está sendo testado o funcionamento da estação, para que o usuário possa ter acesso aos equipamentos sem embaraços. A empresa Tembici, escolhida para a parceria com o GDF, está finalizando o aplicativo de acesso aos equipamentos por meio de smartphones e o funcionamento dos cartões também está sendo checado. Nesta fase de testes, as bikes não podem ser utilizadas pelo público, os acessos foram programados somente para os técnicos da Secretaria.

READ  Brasil se torna segundo país em maturidade de governo digital
Secretário Valter  Casimiro, de Transporte ee Mobilidade | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Após a aprovação dos equipamentos, a Secretaria de Transporte e Mobilidade dará encaminhamento da documentação para a assinatura do contrato. A partir da assinatura, a empresa terá 75 dias para colocar o sistema em operação. A previsão é que as primeiras estações estejam instaladas até julho.

Ao testar as bicicletas, o secretário Valter Casimiro explicou que o objetivo do GDF é expandir o serviço para as cidades do Distrito Federal. “À medida que as estações forem sendo instaladas e a demanda aumentar, esperamos que o sistema seja expandido para outras cidades”, disse.

A gerente regional da Tembici. Marcella Bordallo, disse estar animada com a chegada do projeto na cidade.

“Temos certeza que as bikes se tornarão parte da rotina dos brasilienses, contribuindo com deslocamentos mais eficientes da população e uma cidade mais sustentável”, afirma.

O Sistema de Bicicletas Públicas Compartilhadas será uma alternativa de transporte e mobilidade para a população do Distrito Federal. Ao todo serão implantadas 70 estações com oferta de 500 bicicletas.

De acordo com a proposta aprovada, inicialmente as bicicletas compartilhadas ficarão disponíveis na Asa Norte, Asa Sul, UnB e Sudoeste.

READ  PIB recua 0,3% do primeiro para o segundo trimestre, aponta FGV

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA