Goiás

Biometria Neonatal de Goiás é apresentada em evento virtual do Ministério da Mulher

Publicado

em


As ações de Biometria Neonatal, do Governo de Goiás, tem atraído a atenção do governo federal. A iniciativa, executada pelos projetos Bebê Ipasgo e Biometria Neonatal Saúde, foi apresentada na Semana Nacional de Mobilização para o Registro Civil de Nascimento e a Documentação Básica, promovida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, entre os dias 15 e 19 de março. O membro do Comitê Gestor do Goiás de Resultados (GR), Madson Ribeiro, representou o coordenador do programa, vice-governador Lincoln Tejota, na apresentação. Agentes públicos e civis participaram da videoconferência, que debateu a universalização do acesso aos direitos básicos de identificação.

A Biometria Neonatal já está em andamento em Goiás e reúne os esforços conjugados de órgãos como a Secretaria de Saúde, Ipasgo, Instituto de Identificação, SEDI, com cooperação do Tribunal de Justiça. Esses projetos estão entre as entregas prioritárias da gestão do governador Ronaldo Caiado.

O trabalho consiste na coleta dos dados biográficos do bebê, logo após o nascimento, preferencialmente na sala de parto, vinculando-os à biometria da mãe biológica, garantindo segurança na emissão da Certidão de Nascimento com CPF, protocolos para o Registro Geral (RG) e número cartão e-SUS. “A criança já sai da maternidade com os documentos básicos que reconhecem a sua cidadania”, reforçou Madson.

READ  José Vitti é o novo secretário de Indústria, Comércio e Serviços

A ação materializa o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ao considerar direitos humanos fundamentais, como a participação efetiva da família no registro de nascimento, a identificação de recém-nascidos abandonados e redução de sub-registro e registros tardios. Além disso, estabelece garantias mínimas na prevenção de crimes como troca, roubo, venda, tráfico ou adoções ilegais de bebês.

Madson apresentou aos participantes da videoconferência a pequena Manuela, o terceiro registro biométrico realizado em Goiânia, em 3 de julho do ano passado. Ela já saiu da maternidade com o cartão da criança e a certidão de nascimento com CPF.

O serviço será inicialmente executado por maternidades vinculadas à rede de saúde do servidor, mas a previsão é de que, por meio do projeto de lei (que está em fase de execução orçamentária), essa política pública alcance toda a rede maternidades existente no estado, que somam, hoje, 131 unidades. Segundo Madson, essa cobertura será executada de forma sistemática e gradual, para que todas as famílias tenham esse cuidado do Estado durante esse momento tão sensível.

READ  Governo apresenta produções especiais sobre cinco goianas de destaque na cultura

Além disso, os dados coletados passam a integrar o Sistema Estadual de Informações Cidadãs, que podem dar uma noção geral do modo como o governo vai ser relacionar com as demandas da sociedade, na oferta de serviços de interesse coletivo, como creches, escolas, transporte público, vacinação e outros. “Ao ter as informações do cidadão desde o nascimento, temos condições de oferecer políticas públicas mais efetivas, voltadas para as necessidades reais da sociedade. Com isso, otimizamos recursos e agimos de forma preditiva, tornando a gestão ainda mais eficiente, o que reduz as vulnerabilidades sociais”, opina o vice-governador Lincoln Tejota.

​Fonte: Comunicação Setorial da Vice-Governadoria – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA