Geral

Brasília Ambiental faz capacitação sobre unidades de conservação

Publicado

em


O Instituto Brasília Ambiental, por meio da Diretoria de Implantação de Unidades de Conservação e Regularização Fundiária (Dipuc), promoveu, nos dias 13 e 14 de outubro, a 1ª Oficina de Capacitação em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). O curso inédito teve a proposta de qualificar os servidores do órgão sobre as peculiaridades dessa categoria de unidade de conservação de uso sustentável.

Reserva Particular do Patrimônio Natural, comumente chamada de RPPN, é uma categoria de unidade de conservação, de domínio privado, com o objetivo de conservar a diversidade biológica

Em ambiente totalmente virtual, 33 participantes tiveram a oportunidade de saber mais sobre o contexto histórico e a evolução das RPPNs no Brasil com abordagens sobre gestão, manejo e procedimentos necessários para a criação de uma reserva particular.

O evento, gratuito e sem ônus para o órgão, foi ministrado pelo especialista Luciano Souza, que atua na área ambiental há mais de 20 anos. O profissional já participou da criação de cerca de 600 RPPNs em todo o Brasil e realiza diversas oficinas sobre o tema para técnicos ambientais.

READ  Guedes: entrada do Brasil na OCDE reforça agenda ambiental e social

Conceito

Reserva Particular do Patrimônio Natural, comumente chamada de RPPN, é uma categoria de unidade de conservação, de domínio privado, com o objetivo de conservar a diversidade biológica. Surge pela vontade do proprietário, ou seja, sem desapropriação do imóvel rural ou urbano.

RPPNs são importantes por contribuem para a ampliação das áreas protegidas e a proteção da biodiversidade dos biomas brasileiros. Possibilitam, ainda, a participação da iniciativa privada no esforço pela conservação da natureza.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA