Política

Bruno Peixoto defende propositura que reestrutura gestão do transporte público metropolitano

Publicado

em


O líder do Governo na Assembleia, Bruno Peixoto (MDB), foi o quinto parlamentar a subir à tribuna, durante a Ordem do Dia da sessão extraordinária híbrida desta terça-feira, 21, para discutir o projeto de lei n° 8920/21. Em fase de segunda discussão e votação no Legislativo goiano, a matéria visa reformular e disciplinar a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) da Região Metropolitana de Goiânia (RMG) e reestruturar a Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC) e a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). 

Peixoto afirmou que, por inúmeras vezes, viu o colega Alysson Lima (Solidariedade) cobrar do Governo do Estado investimentos no transporte coletivo, com uma retórica inversa à que expressou hoje, também na tribuna da Alego. Ele negou que os recursos que virão do Executivo estadual, das prefeituras de Goiânia, Aparecida e Senador Canedo não irão para as empresas.

O emedebista também esclareceu que, de acordo com a proposição, o dinheiro será usado no sistema, seja nos terminais, na estrutura para bilhetagem, em tecnologia e modernização, podendo, até mesmo, subsidiar o transporte. Peixoto explicou, ainda, que todos esses valores serão percentuais, dentro do sistema, calculados pela Agência Goiana de Regulação (AGR) e por institutos de fiscalização.

READ  Trabalhadores do transporte escolar são ouvidos em Aparecido de Goiânia

O líder do Governo disse que o pronunciamento do Alysson Lima foi completamente contrário ao que prevê o projeto que está sendo apreciado pela Assembleia Legislativa. Segundo Bruno Peixoto, foram feitas alterações na propositura para a construção do relatório, que foram discutidas com os deputados, o Governo e as cidades. Ele citou, como exemplo, a alternância da Presidência e o debate sobre o aumento da tarifa apenas uma vez por ano, levando em conta vários requisitos. O emedebista reiterou que o projeto prevê investimento no sistema de transporte, tanto que as empresas podem ser excluídas do sistema, caso não cumpram as exigências da licitação.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA