Política

Bruno Peixoto propõe política de valorização e preservação dos frutos do Cerrado

Publicado

em


O deputado Bruno Peixoto (UB) apresentou o projeto de lei nº 1703/22, que visa criar políticas públicas para manejo sustentável e valorização do pequi e outros frutos nativos do Cerrado.

Em sua justificativa parlamentar, Peixoto frisa que o principal objetivo da proposta é incentivar o consumo e preservar os frutos nativos do Cerrado, com uma política voltada para o desenvolvimento sustentável. “A devastação ambiental do bioma no cerrado goiano ocorreu, principalmente, para dar lugar as pastagens, agricultura, estradas e a ocupação urbana; além desses fatores o Cerrado sofre todos os anos com as queimadas, provocadas por causas naturais, acidentais e por falta dos cuidados necessários da população.”

O deputado afirma que o estado necessita, para continuar seu desenvolvimento consciente, de políticas públicas para evitar que as espécies já ameaçadas, dentre elas o pequizeiro, árvore de presença exclusiva do Cerrado, corram o risco de extinção.

Peixoto lembra, no texto da matéria, que esse bioma, com sua flora nativa, possui uma variedade de frutos que devem ser valorizados, como o pequi, buriti, mangaba, cagaita, bacupari, cajuzinho do cerrado, araticum e as sementes do barú, dentre outros. O parlamentar conclui dizendo que a necessidade de proteção ao meio ambiente é a garantia de que deixaremos no futuro uma herança de preservação. 

READ  Deputados aprovam novo Regime Fiscal na CCJ

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA