Goiás

Caiado anuncia ampliação do Projeto da Cerveja de Mandioca

Publicado

em


O governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta quinta-feira (17/06), em Porangatu, a atualização e ampliação do Projeto Cerveja de Mandioca, durante solenidade realizada no Sindicato Rural do município. O programa, lançado pelo Governo de Goiás em 2020, está presente em 24 municípios e já beneficiou mais de mil pessoas. Entre elas, pequenos agricultores familiares, colhedores e fretistas.

“Tudo isso acontece dentro de uma parceria de trabalho. Hoje em Porangatu, nós temos um contrato da Ambev com o pequeno agricultor, para que ele possa vender a mandioca para a cervejaria”, afirmou Caiado. Segundo ele, a iniciativa visa reduzir as desigualdades sociais e promover o avanço econômico em todas as regiões do Estado ao conectar produtores rurais e compradores.

Até o momento, a empresa já adquiriu 1.202 toneladas do produto, de produtores rurais de 24 municípios goianos. A expectativa é de que sejam comercializadas 7 mil toneladas de mandioca, ainda em 2021, para a produção da cerveja. “Precisamos voltar os olhos para a pessoa. Se não levarmos qualidade de vida para o cidadão, o governo não está bom”, reforçou o governador.

Até o momento, foram adquiridas mandiocas de produtores que residem em Cavalcante, Flores de Goiás, Posse, Buritinópolis, Itaberaí, Monte Alegre, Formosa, Paranaiguara, Caçu, Bela Vista, Sítio D’abadia, Damianópolis, Campos Belos, Nova Crixás, Araguapaz, Niquelândia, Ipameri, Colinas do Sul, Itaguaçu, Mundo Novo, Uirapuru, Guarani de Goiás e Minaçu, além de Porangatu. Também foram comercializadas produções dos assentamentos de Gameleira, Nova Grécia, Rio Bonito, Che, José Marti, Santa Marta, Angico; do quilombo em Vão das Almas; e de cooperativas em Minaçu e Uirapuru.

Durante discurso, o vice-governador Lincoln Tejota frisou que, desde o início da gestão Caiado, o Governo de Goiás trabalha para transformar todo o Estado. “Estamos atacando os problemas que mais afligem nossa população, trazendo recurso para quem não tem”, disse. “Quero manifestar minha alegria de saber que estamos realizando uma gestão transformadora nas regiões que mais precisam”, pontuou.

READ  Comissão de Finanças aprova projeto relativo a contas do Governo

Prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares também manifestou satisfação com o projeto e a presença do governador no município. “Representa seu compromisso com nossa cidade. O senhor vem cumprindo com a sua palavra”, anunciou.

Presentes na solenidade, representantes da Ambev salientaram a relevância do projeto para a empresa. “A gente busca agricultores familiares, principalmente, aqueles que não têm como comercializar o produto, que estão em regiões mais afastadas, onde não existe comércio na região”, reforçou Fábio Alexandre, especialista Agro da Ambev. “A gente trabalha com sonhos e o nosso sonho é unir as pessoas por um mundo melhor”, declarou o gerente de Agro da Ambev Brasil, Vitor Monteiro.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Retomada (SER), em parceria com a Secretaria de Estado da de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Gabinete de Políticas Sociais (GPS). A iniciativa conta ainda com o apoio da GoiásFomento, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Goiás (Sebrae Goiás) e da Prefeitura de Porangatu.

Desenvolvimento regional
Segundo o secretário de Estado da Retomada, César Moura, o programa gera renda, dignidade e desenvolvimento econômico local. “Os primeiros números do balanço parcial do Projeto da Cerveja Regional de Mandioca demonstram que estamos no caminho certo, mas também indicam que temos muito a conquistar. Nosso principal desafio agora é ter pelo menos um agricultor familiar de cada município goiano fornecendo mandioca para produção de cerveja”, comentou.

Já o titular de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Tiago Mendonça, destacou que o Governo de Goiás tem trabalhado em políticas públicas que beneficiam os pequenos produtores goianos e o projeto Cerveja de Mandioca é uma das iniciativas que traz resultados positivos no Estado. “Inicialmente efetivada no Nordeste goiano, a ação foi expandida para todo o Estado. Estamos, juntamente com nossa jurisdicionada Emater, trabalhando para levar melhorias em pesquisa, capacitação e apoio técnico aos agricultores familiares”, afirmou.

READ  Governador apresenta aplicativo GoInfra e avanços do programa Goiás em Movimento

O titular da Seapa explica que, com isso, será possível ampliar a produção e a comercialização da mandioca para a produção da cerveja. “Será uma forma de estimular a geração de renda por essas famílias e levar desenvolvimento às regiões atendidas, especialmente as mais vulneráveis, fortalecendo a agricultura familiar em Goiás”, enfatizou Tiago Mendonça.

Da mesma forma, o titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), José Vitti, realçou o propósito econômico e social do projeto. “Porangatu hoje recebe os carros chefes desse governo, os programas que estão realmente fomentando a nossa economia, trazendo, às famílias que mais precisam e estão em situação de vulnerabilidade, um braço amigo”, disse.

Parcerias
Superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos Neto reforçou a parceria da entidade para a melhoria das condições econômicas dos agricultores familiares. “Quero enfatizar a importância, satisfação e alegria de visualizarmos um monte de resultados que esse governo tem promovido e a oportunidade que agora o Sebrae terá de fomentar cada vez mais os pequenos negócios em Porangatu, no Norte goiano e em Goiás”, disse.

Na sequência, o superintendente do Senar no Estado, Dirceu Borges, parabenizou a atuação de Caiado na valorização do agro. “O senhor vem semeando em solo fértil e, hoje, a gente pode colher os bons frutos da sua trajetória”, ponderou.

O deputado federal José Nelto elogiou o projeto e parabenizou a iniciativa de Caiado. “Esse dia tão importante ficará marcado na história de Porangatu”, disse. O senador Luiz Carlos do Carmo também reconheceu o esforço do Governo de Goiás em “cuidar de quem mais precisa”. “Parabéns pelo trabalho que está fazendo, governador. Vamos trabalhar juntos pelos menores”, afirmou.

Foto: Júnior Guimarães e Lucas Diener

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA