Goiás

Caiado celebra aprovação do projeto de socorro a Estados endividados

Publicado

em


O governador Ronaldo Caiado celebrou a aprovação, pelo Senado Federal, do projeto que apoia unidades da Federação endividadas. “É de importância ímpar. O Estado não pode viver de liminares do Supremo Tribunal Federal (STF). Temos que ter a oportunidade de renegociar, ter equilíbrio nas contas, e trabalhar sem essa guilhotina a cada final de liminar”, afirmou nesta quarta-feira (16/12), em entrevista à Rádio Sagres 730. O Projeto de Lei Complementar 101/2020 segue para sanção presidencial.

O projeto, que estabelece o Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal e o Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal, foi apreciado antes, em caráter de urgência, pela Câmara dos Deputados. “Faço um agradecimento público a toda a bancada federal e aos senadores de Goiás, especialmente Vanderlan Cardoso, relator da matéria. Eles pilotaram com muita competência a tramitação deste projeto, e conseguiram votar, no apagar das luzes, na última sessão do Senado”, reconheceu Caiado, que lembrou a situação fiscal que herdou de gestões anteriores. “Goiás foi endividado de forma criminosa, com taxas altíssimas de juros, muitas vezes em dólar, sem qualquer seguro em relação à desvalorização do real.”

De autoria do deputado federal Pedro Paulo, o projeto retoma pontos do substitutivo elaborado por Vanderlan Cardoso para o Plano Mansueto (PLP 149/2019), aprovado na Câmara em abril de 2020. O antigo texto criava um programa de socorro a Estados e municípios mais endividados, com intuito de possibilitar operações de crédito com o aval da União, desde que associadas a medidas de esforço fiscal. “Conseguimos algo inédito e vamos ter a oportunidade de renegociar as dívidas”, enfatizou Caiado. Goiás passa a ser um dos contemplados, pois a prorrogação das dívidas se encerra no dia 31 de dezembro de 2020, conforme decisão do STF.

READ  Festival de Ópera de Goiânia apresenta concerto "Elixir do Amor", em celebração ao Dia dos Namorados, nesta sexta-feira (10/06) e no domingo (12/06)

Entretanto, foi necessária uma contrapartida, conforme lembrou o governador. “O Estado fez a lição de casa e, em 2019, se tornou o primeiro ano em que foi reconhecido pelo Tesouro Nacional como superavitário no seu orçamento”, pontuou. Citou, por exemplo, que o Goiás foi pioneiro na aprovação da reforma da previdência estadual na íntegra, também regulamentou a PEC da Previdência, atualizou o Estatuto do Servidor Público, entre outras medidas de austeridade, como cortes no custeio da máquina.

“Goiás chegou a um percentual de 82% só na manutenção da folha e gasto com previdência. De R$ 100, eram destinados R$ 82 para pagar a folha de aposentados e pensionistas. Você tem 17% de custeio da máquina como um todo. Quando recebemos o governo, essa situação estava colada aos 100% e o Estado fechava o mês deficitário”, informou o governador.

Também foi necessário rever a política de concessão de incentivos fiscais. “O alto percentual provoca desequilíbrio na capacidade do governo de retribuir à população com seus serviços obrigatórios.” O único entrave para o processo foi a não privatização da Saneago, mas que a nova lei permite a chamada venda parcial. “Após a Enel, houve uma rejeição muito grande da população a novas privatizações. O Estado segue no controle 51% da empresa, podendo fazer a venda de 49%”, explicou.

READ  Senado aprova política de atenção à população em situação de rua

Caiado frisou que a população enxerga que agora o dinheiro público, antes gasto sem nenhum controle, hoje é devidamente aplicado para ampliar as ações de saúde, educação, segurança pública, rodovias, infraestrutura, programas sociais. “A população começa a ver que as medidas enérgicas, de corte, foram necessárias diante da total destruição da máquina do Estado no decorrer desses últimos anos.”

A aprovação da matéria, na avaliação de Caiado, dá fôlego novo a todo um projeto administrativo e permitirá avançar na entrega de obras estruturantes em 2021. O governador destacou que, a partir da sanção da matéria, a negociação das dívidas do Estado ficará a cargo das áreas da economia, previdência e administração junto ao governo federal. “Vamos ter as parcelas reconhecidas, com um alongamento e diminuição do custo da dívida, para sair desse quadro tão deprimente a que Goiás foi levado.”

Com estas novas perspectivas, a principal meta para 2021, projetou, é avançar no cronograma de obras estruturantes para o Estado. São cerca de 400 projetos inacabados, parados por mais de 20 anos. “Vamos botar a casa em ordem nos próximos dois anos e fazer com que haja um só Goiás, não um Estado dividido entre uma parte rica e uma parte pobre”, concluiu Caiado.

Fonte: Secom-GO 

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA