Cidades

Caiado lança Jogos Abertos de Goiás 2021, maior competição esportiva do Estado

Publicado

em


O governador Ronaldo Caiado lançou, nesta terça-feira (19/10), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, a edição dos Jogos Abertos de Goiás 2021. Considerada a maior competição esportiva do Estado, o evento será realizado em 21 municípios e deve contar com a participação de 16 mil atletas goianos, distribuídos em 26 modalidades, das quais sete são paradesportivas.

Caiado disse que a disputa é uma preparação para as classificatórias das olimpíadas e paralimpíadas de Paris, em 2024. “Queremos construir uma geração de campeões no Estado de Goiás”, destacou durante pronunciamento.

No evento, o governador disse que a retomada das competições esportivas no Estado ocorre em momento oportuno, com queda no número de casos de Covid-19 e avanço da campanha de imunização. “Eu acredito que esses jogos vão acontecer na hora certa. Nossa juventude precisa manter a responsabilidade do uso da máscara e todos necessitam ser vacinados”, alertou o governador.

Os Jogos Abertos de Goiás 2021 seguem um rígido protocolo de segurança sanitária. A competição começa no próximo dia 29 de outubro, em Caldas Novas, com a fase classificatória. Em seguida, as disputas serão em Britânia e Senador Canedo; Porangatu e Mozarlândia; Itauçu e Jaraguá; Formosa e Alvorada do Norte; Edéia e Itumbiara; Jataí e Iporá; e Luziânia.

Na primeira fase, que vai se estender até o dia 19 de dezembro, 14 municípios sediarão as classificatórias. Os vencedores disputam a fase regional, que será dividida em seis sedes, até sair os finalistas, que disputarão os títulos dos Jogos Abertos, em Goiânia, em março de 2022. Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, uma estrutura consistente está sendo montada nesses municípios para a realização das disputas. “Todos os termos de cooperação foram assinados com as prefeituras, principalmente nas 14 cidades que terão as classificatórias”, afirmou.

READ  Goiânia gera mais de 37 mil novas vagas de emprego em 2021

O prefeito de Edéia, José Wagner, participou da solenidade e representou os demais municípios que receberão os jogos. Em seu discurso, disse que a cidade está preparada para receber a fase classificatória da competição. “Eu acredito que o esporte é o que une as pessoas de bem”, pontuou.

Na fase classificatória, que acontece ainda neste ano, serão disputadas quatro modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei, as demais serão disputadas somente na fase final. Na modalidade individual estão previstas disputas no atletismo, atletismo paralímpico, badminton, parabadminton BMX, capoeira, ciclismo, futvôlei, natação, natação paralímpica, jiu-jitsu, judô, karatê, paraequestre, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa em cadeiras de rodas e xadrez.

Um dos competidores a participar dos Jogos Abertos de 2021 é o atleta Patrik Cardoso, de 20 anos, de Aparecida de Goiânia, que irá disputar no taekwondo. Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e um retorno gradativo das atividades, ele está na expectativa. “A gente volta com força máxima, empolgado”, afirma o jovem, que é estudante de direito e beneficiário do programa Bolsa Atleta, do Governo de Goiás.

Patrick é medalhista de bronze no Mundial Júnior de taekwondo, participou de torneios na Espanha e Chile e foi campeão brasileiro três vezes. Ele ressalta que a disputa aqui no Estado será um treino-teste para os Jogos Pan Americanos da Juventude, em novembro deste ano. “É uma competição de grande valia para testar minhas habilidades e me aprimorar para os jogos internacionais”, projeta.

Sete modalidades são dedicadas ao paradesporto. Iniciativa que deixou a atleta Haryelle Antônia, de 23 anos, muito feliz. Ela retorna às quadras, após o período de pandemia, no parabadminton com a missão de brigar pela classificação e conquistar medalha. “A expectativa é muito grande, principalmente, por voltar a disputar nos Jogos Abertos. A meta é trazer bons resultados”, projetou.

READ  Caiado destaca importância de tecnologias israelenses para desenvolvimento de Goiás e do Brasil

O presidente da Federação Goiana de Futsal, Murilo Macedo, destacou que o esporte serve como forma de inclusão social e incentivou os atletas a participarem da competição. “Contem conosco e vamos contribuir no fomento ao esporte no Estado”, afirmou.

Ainda estiveram presentes no lançamento o superintendente de Esporte e Lazer da Seel, Antônio Carneiro, o coordenador dos Jogos Abertos; o prefeito de Itauçu Clayton Pereira de Melo; e os assessores especiais da governadoria Rogério Carlos Troncoso Chaves, José De Sousa Cunha e Rafael Rahif.

Calendário Jogos Abertos 2021

Fase classificatória – de 29 de outubro a 19 de dezembro

1. Caldas Novas – 29 a 31 de outubro

2. Britânia-Senador Canedo – 05 a 07 de novembro

3. Porangatu-Mozarlândia – 12 a 14 de novembro

4. Itauçu-Jaraguá – 19 a 21 de novembro

5. Formosa-Alvorada do Norte – 26 a 28 de novembro

6. Edéia-Itumbiara – 03 a 05 de dezembro

7. Jataí-Iporá – 10 a 12 de dezembro

8. Luziânia – 17 a 19 de dezembro

Fase regional – de 21 de janeiro a 06 de fevereiro de 2022

1. Posse-Rio Verde – 21 a 23 de janeiro

2. São Luís de Montes Belos-Anápolis – 28 a 30 de janeiro

3. Catalão-Goianésia – 04 a 06 de fevereiro

Fase estadual – de 09 a 13 de março de 2022

 1. Goiânia

Fonte: Secretaria de Comunicação (Secom)

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA