Política

Campanha “Isso é Goiás”, nas redes sociais do Legislativo goiano, apresenta a cidade de Pires do Rio

Publicado

em


Localizado no Sudoeste do estado a 145 quilômetros de Goiânia e com uma população de aproximadamente 32 mil habitantes, o munícipio de Pires do Rio reserva algumas surpresas. Entre elas, a Cachoeira do Maratá, principal ponto turístico da cidade.

A cachoeira possui 55 metros de queda em um local de fácil acesso e tem ainda uma prainha. O lugar é ótimo para passar o dia com a família e tem diversas opções de lazer. A atração fica a 17 quilômetros do centro da cidade, em uma propriedade particular, na GO-309. Essa é a rodovia que liga Pires do Rio a Caldas Novas.

No meio do Cerrado, bioma característico do Centro-Oeste, o local conta também com um restaurante que oferece pratos da culinária goiana, petiscos, entre outros. Além da cachoeira, outro atrativo da cidade é o Museu Ferroviário, que tem um grande acervo histórico de época.

Em Pires do Rio, a agricultura familiar é umas das principais fontes de recursos do município, incluindo a pecuária e a avicultura. O setor industrial também movimenta a economia da cidade, com destaque para as agroindústrias.

READ  Goiás promove Dia D de vacinação contra Covid-19 neste sábado

De acordo com o site da Prefeitura de Pires do Rio, a cidade nasceu com a construção do entroncamento ferroviário que ligou a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) ao porto de Santos (SP). A ferrovia passou pela fazenda do coronel Lino Teixeira de Sampaio. O local já era um ponto de pouso de tropeiros e recebia convidados ilustres do Rio de Janeiro e São Paulo, quando esses vinham à região.

Com o surgimento do município, famílias de Santa Cruz, Orizona (antigo Campo Formoso) e outros locais se instalaram no local. O nome da cidade é em homenagem ao ministro de Viação e Obras Públicas do Governo Epitácio Pessoa, Dr. José Pires do Rio, pois esse último visitou as obras de construção da ferrovia.

Pires do Rio é mais uma das cidades que foram apresentadas na série “Isso é Goiás”, nas redes sociais da Assembleia Legislativa. Todo domingo tem indicações de municípios goianos recheados de atrativos. Acompanhe!

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA