Política

Campanha nas redes sociais lembra a contribuição da Alego com os primeiros times de futebol da capital goiana

Publicado

em

Foi ainda na primeira década de existência de Goiânia, que surgiram as primeiras equipes de futebol da nova capital. Como tudo ainda estava sendo construído, operários que ainda trabalhavam para erguer a cidade e mesmo os primeiros moradores, tinham poucas opções de lazer. Partidas de futebol amador eram uma das poucas opções de lazer da época. Do amadorismo, algumas equipes acabaram se profissionalizando.

Entre os clubes profissionais que permanecem até hoje, o pioneiro é o Atlético Clube Goianiense. Criado em 1937, o dragão campineiro foi o primeiro clube a se registrar na Federação Goiana de Futebol. Segundo o site do time, “o Atlético é um clube de origem popular, sua fundação está ligada diretamente a uma iniciativa comunitária, fruto da ação de moradores e pequenos comerciantes do tradicional bairro de Campinas e da Vila Operária. (…) No início de sua trajetória, o Atlético teve como grande rival o Goiânia. Sendo os times mais antigos da capital, tiveram uma rivalidade e hegemonia que se deu entre o final dos anos 30 até fim dos anos 50”.

READ  CCJ aprova matéria que obriga realização de audiências públicas previamente aos procedimentos de desapropriação

O clube também foi o primeiro da Capital a ter um campo de futebol próprio. Em 1942, decreto-lei assinado pelo governador Pedro Ludovico, autorizou doação de um terreno ao time. Antônio Aciolly, um de seus fundadores, dá nome ao estádio construído no bairro onde ele foi criado. No ano seguinte, foi fundado o Goiânia Esporte Clube, oficialmente no dia 27 de maio de 1938, apesar da história do clube ter começado dois anos antes. Em abril de 1936, funcionários públicos que estavam sendo transferidos para a nova capital, fundaram o União Americana, que depois se transformaria no Goiânia.

O time foi o primeiro clube goiano a ganhar uma taça regional, a Copa Brasil Central de 1967. É um dos quatro clubes do futebol da cidade de Goiânia que já participou da principal divisão do Campeonato Brasileiro, em quatro edições. Participou ainda por duas vezes da Copa do Brasil. Após aprovação da Assembleia Legislativa, em 1952, foi autorizada a doação, ao clube, de um terreno na Alameda Botafogo.

READ  Por iniciativa de Cairo Salim, Alego homenageou a Igreja Impactados, nessa 3ª-feira

Terceiro time a ser oficializado em Goiânia, o Vila Nova Futebol Clube começou com uma iniciativa do Padre José Balestiere, como forma de promover o entrosamento dos moradores do bairro, habitado, em sua maioria, por operários que trabalhavam na construção da nova capital. Também tinha a intenção de gerar atividades de lazer para a comunidade.

Em 1946, o time passou a se chamar Operário. Também se chamou Araguaia e Fênix Futebol Clube, até voltar a se chamar Vila Nova, em 1955. Quatro anos depois, a Alego aprova a lei que autorizou a doação de um terreno, onde foi construído o Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), sede do time até hoje.

A série História da Alego resgata fatos, nomes e momentos marcantes dos 187 anos de existência do Poder Legislativo no estado. Toda quinta-feira tem publicação nova no Twitter, Facebook e Instagram da Alego.

Fonte: link

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA