Distrito Federal

Caps Guará comemora Semana da Luta Antimanicomial

Publicado

em


Em função da Semana da Luta Antimanicomial, as equipes de vários centros de atenção psicossocial (Caps) do Distrito Federal estão realizando atividades diversas para abordar o tema. Nesta quarta-feira (19), a equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas II do Guará (Caps AD II) realizou uma oficina de origami com os pacientes que passaram pela unidade pela manhã.

Durante a oficina de origami foram colocadas músicas relaxantes, utilizando o benefício da musicoterapia para promover um ambiente mais tranquilo e calmo aos pacientes| Foto: Divulgação/SES-DF

“Fizemos uma oficina de origami, onde conseguimos trabalhar com os pacientes a coordenação motora, a imaginação, a constância, a memória e a paciência. É importante trabalhar em pacientes ansiosos, porque existe um passo a passo que deve ser seguido”, explica Amanda Sabino, enfermeira do Caps AD II do Guará.

Durante a oficina de origami foram colocadas músicas relaxantes, utilizando o benefício da musicoterapia para promover um ambiente mais tranquilo e calmo aos pacientes. Origami é uma técnica japonesa que consiste na atividade de criar, dobrando papéis.

Depois disso foi feita uma palestra, em que foi explicada o que é a Luta Antimanicomial e quais são as funções dos Caps. Participaram da ação 12 pacientes.

READ  Uma semana de trabalhos e quase 4 mil atendimentos à população

Na Região de Saúde Oeste ocorreu, nesta terça (18) e quarta (19), às 9h, o seminário on-line Saúde Mental no SUS – Práticas e Reflexões. Uma parceria entre o Caps AD de Ceilândia e a Escola de Aperfeiçoamento do SUS (Eapsus).

Entenda

A Semana da Luta Antimanicomial é considerada um marco na história da saúde mental, pois luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental para que tenham um tratamento digno e em liberdade, com foco na reinserção social.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA