Cidades

Carreta da Prevenção chega a Padre Bernardo, no Centro-Norte do Estado

Publicado

em


A Unidade Móvel de Prevenção de Câncer de Mama e Colo de Útero do Governo de Goiás estará na cidade de Padre Bernardo, no Centro-Norte goiano, até o final deste mês de outubro para realizar mamografias e exame citopatológico de colo de útero (Papanicolau). Essa é a segunda vez que o veículo está no município, que tem na fila de espera cerca de mil mulheres aguardando pelos procedimentos. 

A Carreta da Prevenção, como é conhecida a Unidade Móvel, está ligada à Policlínica Estadual da Região São Patrício – Goianésia, e percorre cidades da Macrorregião Centro-Norte, realizando atendimentos agendados pelas Secretarias Municipais de Saúde junto à Regulação Estadual. Em abril deste ano, o veículo esteve por uma semana em Padre Bernardo e a expectativa era de retornar para completar os atendimentos e zerar a fila. 
 
A coordenadora-geral da Policlínica de Goianésia, Deise Bosso, ressaltou que o momento é ideal para a realização de mamografias na população feminina. “Esse mês é tradicionalmente voltado para uma campanha massiva de prevenção ao câncer de mama. O Outubro Rosa nos impõe um olhar mais atento para a mulher se cuidar de forma preventiva. O que pretendemos é levar saúde e bem estar a essas pessoas”, frisou.
 
Em Padre Bernardo a unidade está estacionada junto ao Hospital Municipal, o que facilita o acesso e deslocamento da população. A aposentada Antônia Alves da Cruz Silva foi uma das agraciadas com a realização de mamografia e do exame preventivo de colo de útero. Aos 64 anos, ela é casada e mãe de sete filhos.
 
Antônia lembra o quanto é difícil agendar um exame de mamografia para fazer em outras cidades e que a Carreta da Prevenção veio trazer alento para essa espera. “Sempre temos dificuldade para agendar e agora eu vi o quanto é mais fácil com essa carreta, sem falar que as meninas são muito educadas e profissionais. Vale a pena esperar e fazer o exame aqui e espero que volte todo ano”, finalizou.
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde/Instituto Cem

READ  Projeto 630 chega a cinco bairros de Goiânia
Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA