Política

Charles Bento deseja tornar festas juninas patrimônio cultural goiano

Publicado

em


De autoria do deputado Charles Bento (PRTB), o projeto de nº 6069/21 propõe a declaração de festas juninas como patrimônio cultural e imaterial goiano. De acordo com a matéria, a festividade comemorada no mês de junho segue o costume da Igreja Católica e a mistura de outros povos, e é celebrada com comidas e atividades típicas do estado de Goiás. 

“As celebrações vão desde as mais tradicionais com venda de arroz doce, produtos derivados do milho, como pamonha, canjica, pipoca, bolo de milho verde, milho cozido, bolo de fubá e curau. Também faz parte do cardápio biscoito de polvilho, batata doce assada, e como bebida o tradicional quentão”, elucida a propositura.

A justificativa da matéria destaca, também, as mudanças culturais relacionadas às comemorações, com o passar dos anos. “Em Goiânia, o forró ganha espaço, além das músicas de roda. Na Villa Cavalcare, o Arraiá da Santa Ajuda e a melodia do estilo musical forró, têm a intenção de auxiliar os solteiros a conseguir um parceiro no amor”, frisa.

Outro ponto em destaque está voltado à tradição das festas juninas dentro das escolas do Estado. “Com um misto de variados estilos, hip hop, sertanejo, forró e outros gêneros musicais, os alunos se divertem com comidas típicas e decorações. A grande maioria dessas festas auxilia na arrecadação de fundos para as escolas. Nesse espaço, o público se mistura entre crianças e adultos”, pontua.

READ  Bento Albuquerque discute crise hídrica e energética no Brasil

A propositura enaltece, ainda, as competições dos grupos da Federação de Quadrilheiros do Estado de Goiás e o Arraiá do Cerrado, promovidos anualmente. “A festa também difunde características do povo goiano e alegra a multidão”, pondera o texto, em sua justificativa, com a ressalva de que, tão logo, a população goiana “estará reunida em festividades, após o fim da pandemia”.

O projeto foi publicado pela Diretoria Parlamentar e encaminhado à Secretaria de Apoio Legislativo.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA