Política

Charles Bento propõe denominar de Governador Iris Rezende trecho da GO-020

Publicado

em


Dar o nome do governador Iris Rezende ao trecho da GO-020, entre Bela Vista de Goiás e Catalão. É o que pretende o deputado Charles Bento (PRTB) com o projeto de lei nº 8807, que iniciou tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Na justificativa, o deputado anota que busca homenagear e prestar reverência ao ex-governador, ex-prefeito e ex-deputado estadual que faleceu no dia 9 de novembro deste ano, aos 87 anos de idade, em razão de um AVC.

Bento lembra que Iris Rezende nasceu no dia 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis. Foi líder estudantil, presidente do Grêmio Literário Castro Alves da Escola Técnica de Campinas, e do Grêmio do Colégio Lyceu de Goiânia, nos anos 1950. No final da década de 50 foi vereador mais bem votado da Capital goiana. Foi eleito deputado estadual em 1962, na quinta Legislatura (1963-1967). O político foi presidente da Assembleia Legislativa no segundo biênio.

Charles Bento rememora ainda que Iris elegeu-se prefeito de Goiânia em 1965, cargo em que permaneceu até 1969, quando foi cassado pelo regime militar em 17 de outubro de 1969. Após perder os seus direitos políticos, dedicou-se por dez anos à advocacia criminal, atuando no Serviço Jurídico Associado, com um grupo de colegas.

READ  Governadoria veta política de redução do consumo de plásticos por considerar matéria complexa e que exige estudos

O parlamentar acrescenta também que, na redemocratização do país, Iris foi eleito governador em 1982, com dois terços dos votos válidos, maior quantidade de votos já alcançada por um candidato a governador, marca até o presente momento não superada por qualquer outro governável. Em 1986, assumiu o Ministério da Agricultura, por nomeação do então presidente José Sarney. Em 1994 foi eleito senador da República, licenciou-se para assumir a pasta do Ministério da Justiça, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Reassumiu como Senador em 1998 e foi eleito mais três vezes prefeito de Goiânia nos anos de 2004, 2008 e 2016, sempre deixando o cargo com altos níveis de satisfação por sua gestão, competência e popularidade.

Salienta ainda que: “Em 2020, último ano de seu mandato como prefeito de Goiânia, anunciou aposentadoria da política. Iris foi, sem sombra de dúvidas, o político goiano com maior destaque nas últimas oito décadas e a sua trajetória está intrinsecamente ligada ao crescimento de todo o estado de Goiás. É uma marca que nunca lhe será tirada”.

READ  ‘Arraiá da Alego’ na casa nova

A proposição foi publicada pela Diretoria Parlamentar.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA